Quem chega a um ponto de ônibus no Rio de Janeiro nunca sabe quanto tempo terá que esperar até a sua linha chegar. Dependendo da pressa, acaba avaliando outros meios de transporte, caso o ônibus demore. Foi numa situação dessas, depois de esperar mais de 40 minutos por um veículo que o levaria até o trabalho, que o empreendedor Davi Hyppolito decidiu criar o Mobility (Android), um app que apresenta em tempo real a posição de todos os ônibus que circulam no Rio de Janeiro, segmentados por linha.
Ao abrir o app, é exibido um mapa com os pontos de ônibus em volta. Basta clicar no seu ponto e em seguida escolher a linha desejada. Então, o app apresenta todos os veículos daquela linha e sua posição no mapa. Cores diferentes indicam o trajeto de ida e de volta. A atualização das posições é renovada a cada 60 segundos. Os dados são fornecidos pelo Data Rio e pela Fetranspor.
Ao contrário de outros apps, o Mobility foca no usuário recorrente de ônibus. "O Mobility foi feito para aquele cara que anda de ônibus todo dia, que faz um percurso pendular: casa-escola, ou casa-trabalho. É aquela pessoa que deseja saber se dá tempo para tomar seu café antes de ir para o ponto ou não. O Google Maps é muito abrangente, tem até imagem de satélite. O Moovit é mais focado na apresentação de rota: para quem está perdido e precisa saber como chegar", compara Hyppolito.
O design simples e objetivo contribui para o Mobility atender ao seu propósito. Em poucos cliques, o usuário descobre onde está o seu ônibus. Outro ponto positivo no design é o logotipo que foge do senso comum: um dinossauro avermelhado e sorridente. A inspiração veio daqueles filmes de catástrofe, como Godzilla, em que um dinossauro gigante invade uma cidade destruindo tudo e causando caos no trânsito. A ideia é que o dinossauro do Mobility seja o oposto: um amigo que ajuda no transporte público.
Modelo de negócios
O download e a utilização do app são gratuitos. A intenção de Hyppolito é gerar uma base de dados grande o suficiente para ajudar na tomada de decisões por parte do poder público, de empresários do setor de transportes ou mesmo do mercado publicitário que anuncia dentro dos veículos e nos pontos. "Poderemos identificar linhas que estejam subutilizadas ou superutilizadas, por exemplo", diz o empreendedor.
Por enquanto o Mobiity está disponível apenas para Android. A versão para iOS virá dentro de algumas semanas.
O Mobility faz parte da primeira turma do Startup Rio, programa de pré-aceleração de start-ups de tecnologia criado pelo governo estadual do Rio de Janeiro.