Os festivais de novos talentos musicais, que por décadas fizeram sucesso na TV, agora entram na era da mobilidade. A Vivo, em parceria com a Movile, lançou esta semana o "Vivo Meu Show" (Android, iOS), um aplicativo para o usuário gravar sua performance musical em vídeo com até 27 segundos de duração, através da câmera do próprio aparelho. Além de produzir conteúdo, o usuário pode assistir aos vídeos gravados por outras pessoas e marcar quais gostou ou não gostou, arrastando o dedo para a direita ou para a esquerda, ao estilo do Tinder. O artista mais curtido ao fim de novembro ganhará R$ 500 mil em prêmios, o que inclui R$ 100 mil em certificados de barras de ouro, um contrato com a Som Livre, a gravação de um CD, a gravação de um clipe e o serviço de gerenciamento da carreira artística. Segundo a empresa, é a primeira vez que um concurso do gênero acontece inteiramente dentro do celular.
O "Vivo meu show" oferece também dicas sobre carreira artística e produção musical fornecidas por cantores e membros de bandas nacionais famosas de diferentes estilos musicais, como Preta Gil, Raimundos, Titãs e a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. O acesso a esse conteúdo, porém, custa R$ 3,99 por semana. Assinantes da Vivo pagam direto na conta telefônica ou descontando dos créditos pré-pagos. Quem não for assinante também pode acessar, mas o pagamento acontece via cartão de crédito na App Store ou na Google Play.
No ar há apenas uma semana, o app já contabiliza algumas dezenas de milhares de downloads, mesmo sem ter sido feito qualquer investimento de marketing. E o número deve crescer rapidamente pois a Vivo vai lançar uma campanha para promover o serviço com vídeos na Internet.
Concurso
A produção de vídeos para o concurso musical é limitada a assinantes da Vivo. Podem ser gravados vídeos com músicas próprias ou de terceiros – a limitação a 27 segundos de duração impede que haja cobrança de direitos autorais. Cada usuário pode gravar quantos vídeos quiser.
A votação, por sua vez, é aberta para qualquer usuário, independentemente da sua operadora. O voto é dado para o artista, não para cada vídeo. Só é possível votar uma vez por artista por dia. É disponibilizado um ranking dos mais votados a cada semana. Entre 23 de setembro e 20 de outubro acontecerá o período de votação para a seleção de 256 finalistas. Daí em diante haverá eliminatórias no formato de duelos, reduzindo gradativamente a quantidade de finalistas, até chegar ao vencedor, no dia 26 de novembro. Além dos referidos prêmios, ele poderá se apresentar no bloco da Preta Gil, no carnaval carioca de 2016. A operadora pretende abrir novos concursos no ano que vem.