A migração das empresas do comércio eletrônico para o comércio móvel foi o tema da abertura do oitava edição do Forum Mobile+ nesta terça-feira, 22, em São Paulo, que contou com executivos do Mercado Livre, Viewit Mobile, GSMA e TrendFoods. O CEO da Viewit Mobile, Cesar Bonadio, apontou que as empresas que não apostarem em m-commerce e sites móveis vão começar a sofrer a partir do próximo ano.
"Esse é o momento do mobile commerce. Quem não tem vai ficar atrás. As empresas que apostaram estão na primeira geração de experiência mobile e começam a obter seus primeiros resultados", afirmou Bonadio. "O usuário está aprendendo a comprar pelo mobile, que hoje é responsável por 10% das vendas no e-commerce do Brasil. Ano passado o percentual era de 5% em São Paulo.
Valter Wolf, representante da GSMA no evento, deu como exemplo o começo da operação móvel do banco Bradesco, com 200 milhões de acessos em seus primeiros meses de operação. Citando o próprio exemplo, o CEO da TrendFoods (dona dos restaurantes Gendai e China In Box), Robinson Shiba, disse que seu site ainda é um espelho do desktop, mas pretende mudar para um site responsivo móvel até o fim de outubro.
"Hoje eu vendo commodities. Sushi você consome na feira, yakissoba você come na rua. Não consigo enxergar outra maneira de se diferenciar do que prestando o melhor serviço. Neste caso, o TrendFoods também será uma empresa de tecnologia", enfatizou Shiba.
Para Daniel Aguiar, gerente de marketing do MercadoLivre, as empresas vêm trabalhando "muito pesado" para entregar no celular uma experiência tão boa quanto no site em desktop. "No site mobile o usuário quer navegar com experiência boa. O consumidor ele quer acessar o seu site no momento que ele precisa. Seja em um smartphone, tablet ou desktop", disse Aguiar.