Em meio à polêmica com administrações públicas e, sobretudo, taxistas, o Uber mantém planos para o Brasil. Um deles é o de lançar um novo serviço, o Uber Pool, disponível no exterior desde agosto do ano passado e que permite o compartilhamento de corridas entre mais de um passageiro com o mesmo carro. Segundo informou nesta quarta-feira, 23, o gerente geral do Uber no País, Guilherme Telles, o recurso depende apenas da popularização do próprio serviço para poder ser implantado no mercado nacional, o que deve ocorrer a partir de 2016.

"Precisa de muita gente. Com o tamanho atual que temos, dificilmente (um motorista) conseguiria ter um match, ter alguém que também se encaixe para os dois destinos (dos passageiros)", declarou Telles a este noticiário. "Dependendo de quanto a gente crescer, levará pelo menos um ano para que tenhamos alguma escala para ter um produto como esse", afirmou.

Pela manhã, o gerente geral da empresa participou de debate no congresso Algar Innovation Day, em São Paulo, e comentou o funcionamento do Uber Pool em outras cidades. Segundo ele, estudos indicam que o automóvel fica 90% do tempo ocioso, mas mesmo nos 10% do dia em que fica em movimento, é apenas com uma pessoa por carro. Assim, o novo serviço tenta otimizar o espaço do carro em favor da mobilidade urbana.

Naturalmente, a companhia pretende expandir o aproveitamento dos carros. "O Uber Pool principalmente já usa melhor o espaço, mas e se usarmos o porta-malas? Em São Francisco, Austin (EUA) e Paris, com dois cliques você consegue trazer em cinco minutos a comida de um restaurante para sua casa. Mas tem também o porta-luvas: em Nova York, você pode pedir que se entregue um documento, é o Uber Express." Outro serviço mencionado é o Uber Bike, com carros que possuem suportes a bicicletas (em caso de o usuário não poder voltar para casa pedalando, como em dias de chuva).

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!