A receita com smartphones da Microsoft caiu 58% no terceiro trimestre de 2015 em comparação com o mesmo período no ano anterior, passando de US$ 2,6 bilhões para US$ 1,1 bilhão; a margem bruta passou de US$ 478 milhões para US$ 98 milhões, uma queda de 79%.
A empresa afirmou na nota de divulgação do resultado financeiro que a queda é reflexo de sua mudança de estratégia no mercado mobile. No total, a receita da Microsoft caiu 7% para US$ 21,7 bilhões.
O resultado financeiro divulgado na última quinta-feira, 22, aparece poucas semanas depois de a companhia norte-americana lançar o Lumia 950 e o Lumia 950 XL, os novos smartphones de alto padrão (high-end) com Windows 10 Mobile.
A companhia aposta suas fichas na estratégia do Windows 10 como um ecossistema para todos os tipos de dispositivos (tablets, smartphones e desktops). Sua meta é atingir 1 bilhão de aparelhos com o sistema operacional até 2018 – atualmente 110 milhões de devices já utilizam o Windows 10.
Essa queda surge em outro momento peculiar da Microsoft, um trimestre após a companhia apresentar uma reestruturação na empresa, que deve cortar 7,8 mil postos de trabalho, em especial em mobilidade. No Brasil, o reflexo foi sentido com a venda de sua fábrica em Manaus para a Flextronics.