O volume de tablets enviados pelos fabricantes ao varejo (sell-in) no mundo caiu pelo quarto trimestre seguido na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo relatório da IDC. Entre julho e setembro deste ano, o varejo mundial foi abastecido com 48,7 milhões de tablets, o que representa uma queda de 12,6% em relação ao mesmo período de 2014. Os principais fatores que estão impactando as vendas de tablets no mundo são: a saturação em mercados desenvolvidos; o longo ciclo de vida do produto (que chega a quatro anos para alguns consumidores); e a competição por parte de smartphones com tela grande, os chamados phablets.

Em termos de market share, a liderança continua nas mãos da Apple, mas ela vem perdendo espaço. Tinha 22,1% um ano atrás e agora tem 20,3%. Os analistas da IDC acreditam que a empresa possa reverter essa tendência agora que lançou uma versão do iPad voltada para o mercado corporativo, um nicho que vem crescendo.

O segundo lugar está com a Samsung, mas esta também vem perdendo: sua participação caiu de 17,4% para 16,5% em um ano. Lenovo, Asus e Huawei completam o top 5 com 6,3%, 4% e 3,7%, respectivamente. Dentre eles o destaque é a Huawei, cujo volume aumentou 147,9%, graças à sua acertada aposta no segmento de tablets com conectividade às redes móveis, o que está atendendo países com baixa penetração de banda larga fixa.

A IDC aposta que o aperfeiçoamento dos modelos de tablets com teclados físicos removíveis pode ajudar a melhorar as vendas no médio prazo.

 

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