Com mais de 100 anos de experiência em educação no Brasil, a FTD, criada pela congregação marista, adotou este ano uma solução móvel para os consultores de vendas de sua editora, a FTD Educação. Os cerca de 200 vendedores que visitam escolas públicas e privadas do Brasil inteiro desde maio carregam iPads com o aplicativo fluig, da Totvs, integrado ao CRM da editora. Através dele, preenchem uma ficha de cadastro sobre cada escola visitada. Esse processo até então era feito à mão em fichas de papel, que depois eram enviadas pelo correio ou por malote para serem incluídas no banco de dados por uma equipe de digitadores. Era um processo demorado e que gerava perdas de 20% a 30% dos dados por conta de extravio, rasura ou caligrafia ilegível.

Além da integridade dos dados e da rapidez em sua transmissão, que passou a ser feita em tempo real, através da Internet, a FTD Educação passa a economiza na impressão dos formulários: eram 300 mil páginas por ano, metade para escolas públicas e metade para particulares.

Os tablets dos vendedores trazem também o catálogo da editora, composto por mais de 196 coleções, 750 livros de literatura e diversas apostilas que compõem seu sistema de ensino, que hoje atende a 100 mil alunos em 400 escolas. Isso representa menos peso para ser carregado pelos funcionários em suas visitas.

Mas o maior ganho, na opinião do gerente de TI da FTD, Márcio Nagy, está na possibilidade de acompanhar em tempo real os resultados das visitas dos consultores, o que dá a chance de mudar a estratégia de vendas rapidamente, se necessário. "Antes a gente perdia time to market. Atuávamos depois que acabava (o ciclo de visitas), pensando para o próximo ano. Agora as áreas comercial, de marketing e de inteligência de negócios conseguem fazer ajustes de estratégia para o dia seguinte. Esse é o grande ganho", explica o executivo.

A empresa investiu R$ 300 mil na adoção do fluig, o que inclui as licenças de uso e a consultoria para integração com o CRM, também fornecido pela Totvs. O objetivo da FTD com essa implementação é aumentar suas vendas e ganhar market share, o que poderá ser constatado em fevereiro do ano que vem, quando começar o ano letivo e as escolas divulgarem as listas de livros a serem adotados.

 

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