Mais da metade das conexões brasileiras à Internet já são feitas através de planos de dados, ou 58%, segundo pesquisa da Mobile Marketing Association (MMA) feita em parceria com a Netquest. No entanto, mesmo com o crescimento dos serviços móveis, o documento publicado nesta quinta-feira, 17, revela que a maioria dos usuários ainda prefere fazer acesso à web em casa (93%).
Dos acessos móveis, 60% dos entrevistados possuem algum tipo de plano de dados e 58% utilizam plano pré-pago. A operadora favorita entre os consumidores brasileiros é a TIM (34%), seguida por Vivo (23%), Claro (20%) e Oi (20%). Dentre os dispositivos móveis pertencentes aos usuários, 90% disseram possuem um smartphone e 44% afirmaram ter tablets.
A Samsung domina o mercado de aparelhos móveis com 34% de share. Motorola aparece em segundo com 21%, LG em terceiro com 15%, a Apple em quarto, com 13%, e Nokia em quinto, com 8%. O sistema operacional Android é o que teve maior número de respondentes, 78%. E a média de aplicativos por usuário é 20.
O estudo entrevistou brasileiros entre 14 e 55 anos das classes A, B e C em nove regiões metropolitanas do País.