A utilização de aplicativos na agricultura é um dos grandes alvos das empresas para 2016. Além de ferramentas que ajudem a gerenciar as tarefas no campo, as empresas possuem espaço para guias e manuais que ajudem o agricultor a entender mais o seu universo.
A Arysta LifeScience (Android e iOS), empresa que comercializa defensivos e outros insumos agrícolas, criou um app para recomendação técnica de produtos. Desenvolvido em parceria com a Agência da Vila, o guia possui 68 produtos e 3,7 mil informações de produtos (ingrediente, nome científico, grupo químico e bula) e serve como opção ao “Manual de Produtos” usados pelos agrônomos da empresa.
De acordo com o coordenador de comunicação da Arysta LifeScience, Eduardo Miguez, o aplicativo utilizou uma base de dados de uma planilha atualizada pela empresa que permite filtrar e buscar as informações. Outra função importante para o agricultor é o fato do app funcionar offline, algo que pode ajudar em regiões rurais com pouco conectividade de rede. Desde o seu lançamento em outubro, o app foi baixado 300 vezes.
Miguez explica que os próximos objetos do app incluem a busca pela equipe comercial mais próxima – usando geolocalização – e recomendação técnica para a aplicação dos produtos. Ao todo, a Arysta LifeScience investiu aproximadamente R$ 30 mil em seu aplicativo.