A página de notícias da Rede Globo, G1, recebeu uma nova roupagem no último mês de 2015. Com um novo formato baseado em site responsivo, o seu design é capaz de adaptar-se aos diferentes tipos de telas – tablets, smartphones, PCs, entre outros – e busca atrair mais leitores de dispositivos móveis.

“O portal está seguindo as mudanças de comportamento do público em geral. Há quase dez anos – quando o G1 foi lançado – a questão do acesso por celular, iPads e aplicativos praticamente não existia”, explica a diretora do G1, Márcia Menezes. “No dia 1º de dezembro de 2015, nós lançamos o novo site com foco em navegação mobile. O objetivo é unificar ainda mais a experiência do usuário nas plataformas, seja no computador ou celular”.

Junto ao processo de mudança do layout, o perfil do leitor do site de notícias da Rede Globo também mudou: a maioria dos acessos passou do PC para tablets e smartphones. Atualmente, 61% dos 41,1 milhões dos visitantes únicos leem as notícias em dispositivos móveis. Antes, em setembro de 2015, 63% dos leitores usavam o PC para acessar o site, ante 61% do mobile – dados não cumulativos da ComScore.

Vídeos e publicidade

No novo G1, os vídeos passam a ganhar mais destaque na página. Com mais de 250 vídeos publicados no site diariamente, a navegação simplificada permitirá aos leitores verem os vídeos sem sair da página, mantendo a navegação na mesma tela.

Além das mudanças para o leitor, o site do G1 apresentou novidades para os anunciantes. Segundo Márcia, a ideia da empresa é dar mais autonomia de divulgação aos produtos publicitários e facilitar a mensuração de seus resultados.

Entre as novidades na publicidade, destacam-se: melhorias na veiculação de campanhas mobile, maior quantidade de espaços comerciais, inserção de banners no feed de notícias e espaço fixo para as chamadas dos especiais publicitários.

Rollout infinito

Uma das tendências dos sites de notícias dos últimos anos, a página de notícias do G1 passou a ter rolagem (rollout) infinita, com uma quantidade de matérias incessante. Outros portais, como o Terra, tentaram fazer e perderam grande parte de seu público.

A diretora explica que, diferente de seus rivais, o G1 aposta no conteúdo, pois o material enviado para a tela principal (Home Page) é criteriosamente selecionado pela equipe do editorial. Em sua visão, o leitor ganha mais facilidade ao longo do dia, apenas “rolando a página”.

 

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