A operadora norte-americana Verizon lançou nesta terça, 19, seu plano de dados patrocinados em LTE, o FreeBee Data. A companhia oferece dois modelos, um para cobrança por dados e outro com acesso por clique em publicidade, e se diz aberta a qualquer provedor de conteúdo, incluindo agências de publicidade e outras marcas, para patrocinarem o acesso. Testes começam com mil usuários e três marcas já foram anunciadas como parceiras: Hearst Magazines, AOL e Gameday.

Com o FreeBee Data 360, os provedores poderão oferecer parte ou todo o conteúdo móvel (seja por website ou aplicativo) sem consumo dos planos do usuário e com a tarifa baseada em preço por gigabyte usado. Dessa forma, a empresa paga à Verizon pelo tráfego.

A outra modalidade permite que os provedores de conteúdo ofereçam ao usuário a navegação, incluindo vídeo, streaming de áudio e download de aplicativos, por meio de publicidade, baseado em cliques, mas sem a cobrança adicional para os assinantes. Ou seja: para usar a Internet "de graça", o cliente da Verizon precisará clicar em propagandas. O usuário verá uma abelha ("bee") aparecendo ao lado de um conteúdo patrocinado e, caso clique, poderá acessa-lo sem consumir sua franquia ou pagar a mais pelos dados.

A modalidade FreeBee Data 360 está disponível em fase beta a partir desta terça-feira, enquanto a modalidade baseada em publicidade estará aberta, também em testes, a partir da próxima segunda-feira, 25. Em comunicado, a Verizon afirmou que a navegação patrocinada é um distanciamento da abordagem de "tamanho único" do marketing em geral, destacando o grande consumo de vídeos online em dispositivos móveis como indicação para a mudança de estratégia.

 

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