A empresa de pagamentos móveis Payleven (Android e iOS) informa ter registrado um crescimento de 420% em seu faturamento e de 480% em quantidade de transações no ano passado em comparação com 2014. Os números absolutos, contudo, não foram divulgados. A companhia chegou ao fim de dezembro com 170 mil clientes ativos e atuação em 2.704 cidades. Um ano antes, 70 mil consumidores usavam a plataforma em 2 mil cidades.
“O mercado de pagamentos móveis no Brasil cresceu 8,8% no ano passado. A gente ataca quem ainda não aceita cartão”, explica Adriana barbosa. “Conseguimos consolidar nossa posição dentro do mercado. A Cielo, por exemplo, cresceu 5,8%, abaixo da média”.
Dentre os fatores que levaram ao crescimento de três dígitos da companhia em faturamento, a executiva aponta três pontos: o serviço de cartão pré-pago, entrada de seu aplicativo na App Store e a comercialização das máquinas mPOS nas lojas eletrônicas da rede CNOVA.
O pré-pago já alcançou 10% da base do Payleven e as transações por meio do app iOS chegaram as 9,7% em dezembro do ano passado. As vendas do mPOS no e-commerce ainda estão em desenvolvimento, uma vez que começaram no final de 2015.
Descentralização
A região que mais cresceu em número de clientes foi a Centro-Oeste, com 234%. Em seguida aparecem Norte (228%), Nordeste (163%), Sudeste (162%) e Sul (144%). Ou seja: o serviço está se expandindo para todo o País. Segundo Adriana, o momento econômico do brasileiro está ajudando no desenvolvimento do m-payment em outras regiões, pois o cidadão está procurando uma “segunda forma de renda” para adaptar-se aos valores aplicados em preços e produtos com alta da inflação brasileira. “Uma pesquisa recente nossa constatou que 30% dos nossos clientes têm uma fonte de renda extra”, diz a executiva.