A quantidade de malwares bloqueados pelo aplicativo Psafe Total (Android) teve uma diminuição de 32,4% entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, informa a empresa do app. Ao todo, foram 3,7 milhões de ataques no mês passado ante 4,9 milhões no último mês de 2015.
O motivo para a redução é o fato de o usuário passar menos horas conectados, uma vez que está em período de férias, e os ataques com foco nas principais datas comerciais – Natal e Black Friday – se concentraram nos dois últimos meses do ano passado. Dezembro e novembro são considerados meses atípicos pela empresa de segurança móvel. Em outubro, último mês do ano sem datas comerciais fortes, foram apenas 4 milhões de malwares bloqueados.
Dentre os tipos de ataques que mais tiveram bloqueios no app, Trojan lidera com 51%. Em seguida, Adware aparece com 27,3% e Riskware com 9,1%. Segundo a empresa, 1,8 milhão de cavalos de troia e aproximadamente 1 milhão de propagandas maliciosas foram barrados.
Nos ataques por região, os paulistas foram os que sofreram mais tentativas. Ao todo foram bloqueados 972,4 mil ataques móveis. O Rio de Janeiro aparece em segundo (398 mil), seguido por Minas Gerais (325 mil), Bahia (255 mil) e Pernambuco (213 mil).
Os dados coletados pela PSafe são feitos através de tentativas barradas. Atualmente o app possui mais de 75 milhões de downloads na Google Play e 23 milhões de MAUs.