A fabricante Qualcomm apresentou nesta quarta-feira, 17, uma série de novos produtos envolvendo pagamentos móveis, wearables e uma nova API de desempenho gráfico (GPU). A principal novidade é uma parceria com a chinesa Tencent em pagamentos móveis. O objetivo é que o aplicativo de conversação WeChat (Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry) passe a aceitar autenticação de impressão digitais para efetuar pagamentos móveis. A tecnologia usada no processo é a Qualcomm Haven, uma plataforma que permite fazer transações financeiras usando o leitor biométrico do celular no lugar de código PIN ou senhas.
Dentro e fora da China, o WeChat possui mais de 650 milhões de usuários ativos por mês. Qualcomm Haven, por sua vez, pode ser usado em dispositivos móveis com processadores Snapdragon das séries 400, 600 e 800. As novas soluções serão demonstradas durante o feira Mobile World Congress 2016, que começa na próxima segunda-feira, 22, em Barcelona, Espanha.
Vestíveis e GPU
A Qualcomm anunciou que três fabricantes de wearables vão criar produtos com o novo processador Snapdragon Wear 2100. São elas: Borqs, Compal Eletronics e Informark. Além do processador, as empresas terão acesso aos softwares de criação, ferramentas de suporte e design de referência.
Na parte gráfica, a Qualcomm Technologies, subsidiária da Qualcomm, lançou suporte para a nova API Vulkan para Adreno 530, que está incorporada ao processador para dispositivos móveis high-end Snapdragon 820. Com a nova API, aplicações dentro dos handsets terão um controle melhor da aceleração gráfica para melhoria de desempenho.