As seguradoras que atuam no Brasil estão gradativamente se digitalizando e oferecendo acesso móvel para seus segurados através de apps. Entre as corretoras, por sua vez, uma das pioneiras é a carioca Smartia. A empresa vende seguros para automóveis através do seu site, com cotação on-line, e oferece aos clientes um app único multisseguradora (Android, iOS) para chamada de socorro. Basta apertar o botão de pânico para iniciar imediatamente uma ligação telefônica para a assistência técnica da seguradora contratada. A Smartia trabalha com várias seguradoras de grande porte, dentre as quais estão Tokio Marine, AIG, Liberty, HDI e Bradesco Seguros.
"Na hora que precisam de um reboque, as pessoas procuram o cartão da seguradora para ver o telefone da assistência 24 horas e ligar… O app facilita o processo, te conectando diretamente com a central de atendimento a partir de um botão de pânico", descreve Marcia Marques, gerente de operações da Smartia. "Tem gente que nem lembra qual é a sua seguradora. No nosso app ela encontra todas as informações da sua apólice, como a cobertura a que tem direito, os valores para danos materiais ou corporais etc", acrescenta.
A Smartia tem hoje mais de 10 mil segurados no Brasil inteiro. 40% deles são pessoas que contrataram seguro pela primeira vez e descobriram a corretora on-line pela Internet. Da base total, 60% baixou o aplicativo móvel, que foi lançado em julho de 2015. Em média, a Smartia registra hoje cerca de 100 chamadas de socorro feitas por dia a partir do app.
A Smartia planeja lançar em 2017 outras modalidades de seguros, como seguro residencial e seguro-fiança. Eles também contarão com cotação on-line e aplicativos próprios multisseguradora para abertura de sinistro. A meta da companhia é ser a maior corretora de seguros massificados do País em 2022, quando almeja ter 300 mil segurados.