A Practo (Android e iOS), uma start-up de cuidados de saúde criada na Índia em 2008, anunciou nesta quinta-feira, 17, sua entrada no mercado brasileiro. Inicialmente em São Paulo, a empresa vai oferecer os produtos Practo Search e Practo Ray. As ferramentas estarão disponíveis em português e inglês para facilitar o acesso de consumidores e profissionais de saúde no Brasil.
“Estamos muito empolgados com essa oportunidade de atender milhões de consumidores no Brasil e de simplificar os cuidados de saúde tanto para os médicos quanto para os consumidores. Nos próximos meses, nós expandiremos a nossa cobertura e linhas de produto para que os consumidores possam tomar decisões melhores sobre os seus cuidados de saúde e, assim, ter uma vida mais saudável”, disse, Shashank ND, fundador e CEO da Practo.
O executivo acrescentou qu, até o final do ano pretende atender o mercado carioca e depois continuar sua expansão para os demais estados. “Nosso objetivo é de longo prazo, e nos próximos anos iremos ofertar toda nossa linha de soluções”, disse, apesar não ter revelado o valor do investimento.
A start-up atua em mais de 50 cidades e 15 países diferentes, na Índia, Indonésia, Cingapura e Filipinas, e agora inicia sua expansão para América Latina começando pelo Brasil. Hoje ela já tem 5,3 mil médicos cadastrados em São Paulo, com entrevistas feitas pessoalmente, incluindo inclusive fotos dos consultórios.
A Practo já recebeu investimentos de vários fundos internacionais. Em julho de 2012 foram US$ 4 milhões da Sequoia Capital; em fevereiro de 2015, mais US$ 30 milhões da Sequoia e Matrix Partners; em agosto do mesmo ano, US$ 90 milhões, da Tenecent, Sofina, Sequoia Índia, Google Capital, Altimeter Capital, Matrix Partners, Sequoia Capital Global Equities e Yuri Milner, que também é um investidor pessoal da Google.
Consumidores
Para os consumidores, através do aplicativo Practo Search (Busca Practo), os consumidores poderão fazer buscas em um banco de dados de médicos certificados para encontrar o profissional adequado às suas necessidades.
A busca pode ser feita através do nome do médico, especialidade, sintomas e convênios médicos aos quais os médicos são afiliados. Quando o resultado aparece, o consumidor clica em Practo Profile (Perfil Practo) para cada profissional ou estabelecimento médico para ver mais detalhes, incluindo anos de experiência, qualificações, afiliações e especializações, assim como fotos dos consultórios e coordenadas de GPS para facilitar a navegação tanto a partir do Practo App quanto da internet.
Um dos recursos mais úteis do Practo Search é o Practo Feedback, onde consumidores certificados podem oferecer uma análise sobre suas experiências com o profissional de saúde. Este feedback é visível para outros consumidores, o que ajuda os usuários na hora de optarem por um ou outro profissional.
No lançamento, Practo disponibilizará os serviços para o mercado da capital paulista por meio do aplicativo e do site da Practo, onde os consumidores terão acesso aos médicos certificados – cerca de 5,3 mil, algo que corresponde a quase 50% de todos os consultórios em funcionamento.
Para garantir a confiabilidade dos dados, a equipe da Practo começou há seis meses a visitar gratuitamente todos os consultórios e clínicas para coletar e confirmar todas as informações sobre as características e perfis dos profissionais de saúde. A start-up verifica e lista os médicos gratuitamente e não cobra nada dos consumidores e nem dos médicos para buscar, marcar ou receber consultas.
Futuramente, a companhia indiana incluirá mais médicos na plataforma, além de expandir a sua cobertura para a região da Grande São Paulo. Além disso, a Practo aumentará as suas ofertas para o consumidor, incluindo outros segmentos de cuidados de saúde tais como bem-estar, fitness e serviços de prevenção e curativos.
Médicos
Para os médicos, Practo está lançando o Practo Ray – uma solução de gerenciamento e consultórios e clínicas na nuvem para médicos, com versões para pediatras, cirurgiões e dentistas. O objetivo da ferramenta é simplificar e automatizar o gerenciamento de seus estabelecimentos, liberando os médicos para se concentrarem no tratamento e cuidados dos seus pacientes.
Além de simplificar os agendamentos, Practo Ray auxilia no gerenciamento de cobranças, inventários, cria registros médicos e receitas digitais para que os consumidores tenham seus históricos médicos sempre à disposição – tudo isso dentro do aplicativo. O Practo Ray está disponível por R$750 por mês, no modelo de assinatura Software as Service (SaaS).
Segundo Shashank, as informações estão armazenadas, como dados criptografados conforme as normas da Hippa, em datacenters espalhados nos Estados Unidos, Europa e Cingapura, isso garante sempre a disponibilidade dos sistemas, mesmo em caso de alguma interrupção.
A plataforma que integra os dados dos pacientes, Hyperloop, conecta a totalidade o ecossistema de serviços de saúde. “Aproximadamente 70% das entradas de dados sobre o paciente, exames laboratoriais, radiografias, tomografia, receitas médicas, etc, são realizadas pelos médicos; 30% pelo próprio consumidor, geralmente dados mais básicos e receitas médicas”, explica o executivo.
Empresa
A Practo possui em seu banco de dados mais de 200 mil médicos, 10 mil hospitais, 7 mil centros de diagnóstico e mais de 5 mil centros de bem-estar nos países onde atua, além de registrar mais de 10 milhões de buscas por mês em seu site e aplicativos.
A start-up indiana tem em seu portfólio o Practo Tab, um tablet para gerenciamento de um ou mais consultórios, que funciona também offline, para uso em áreas rurais ou remotas; Practo OPD SaaS Software permite aos hospitais gerenciar os pacientes, auxiliando no tempo de espera e no monitoramento dos índices de eficiência pelos administradores.
Outras soluções são o Practo HIMS, um SaaS para gerenciamento de hospitais de acordo com padrão da entidade; o Practo Consult, solução de telemedicina para auxiliar os consumidores a obter respostas gratuitas de médicos certificados; o Practo Healthfeed, conteúdo escrito por médicos; e o Practo Order – em fase piloto –, uma oferta de serviço de entrega de medicamentos. A empresa pretende disponibilizar essas soluções gradativamente no País.