O Android ganhou market share nas vendas de smartphones na China, passando de 73% para 76,4% (3,4 pontos percentuais) na comparação entre dezembro, janeiro e fevereiro de 2015 em relação ao mesmo período em 2016. No outro lado da balança, a Apple viu sua presença no comércio chinês diminuir em 3,2 pontos percentuais, passando de 25,4% para atuais 22,2%.

De acordo com a análise da Kantar Worldpanel ComTech, o impulso nas vendas desses três meses deu-se pelo Ano Novo Chinês, uma das principais datas comerciais no país. Marcas locais como Meizu e Oppo tiveram um acréscimo de 6 pontos percentuais ano a ano em suas vendas, mas o principal destaque foi a Huawei: a fabricante chinesa recuperou a liderança do mercado com 24,4% dos smartphones vendidos.

Do outro lado do Pacífico pode estar a virada da Apple. Com tíquete médio de compra de smartphone abaixo de US$ 350 entre 69% dos usuários norte-americanos de Android e 39% entre donos de iPhones, a Apple ganha uma ótima oportunidade para atingir a gama de preço médio com o novo iPhone SE, avaliado em US$ 399.

Na visão da analista de mobile da Kantar, Lauren Guenveur, o smartphone de 4 polegadas da Apple pode ser vendido para usuários que buscam atualizar seus iPhones para novas versões e consumidores de Android que não tiveram oportunidade de comprar telefones com iOS antes. Essa opção serviria nos Estados Unidos e na China, para ampliar o ecossistema da Apple aos clientes chineses que não possuem poder aquisitivo para comprar modelos com telas maiores da fabricante norte-americana.

Europa

Na Europa, as vendas de smartphones Android cresceram 6,7 pontos percentuais entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2015, com 74,3% de share. Em iOS, o recuo foi de 1,8 ponto percentual (19% das vendas), mas foi menor em relação a queda de 4,2 pontos dos dispositivos com Windows Phone, que responderam por 6% das vendas. 

 

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