A rede social de fotos Pinterest (Android e iOS) informou nesta semana que 55% dos seus usuários são de fora dos EUA. É a primeira vez que a quantidade de usuários estrangeiros supera àquela dos EUA. Além disso, o crescimento da rede social – atualmente com mais de 100 milhões de usuários no mundo – é maior no exterior. Duas em cada três novas inscrições acontecem fora dos EUA.
O desenvolvimento da rede social surge ao mesmo tempo em que a companhia completa um ano de presença do seu escritório no Brasil. Como resultado das ações em terras brasileiras, o Pinterest informa que o número de usuários brasileiros dobrou nos últimos 12 meses. Vale ressaltar que França e Japão tiveram o mesmo ritmo de crescimento. A empresa não abre os números absolutos das bases de usuários por mercado.
O único dado absoluto revelado pela companhia norte-americana é o de número de pins (postagens na página). A audiência brasileira da rede social postou 400 milhões de pins no último ano, o triplo em comparação com o mesmo período no ano anterior. O total de publicações postadas na rede no último ano em todo mundo foi de 75 bilhões.
Atualização e publicidade
Para os usuários do Pinterest no Android, a companhia aatualizou seu aplicativo com a função "Destaques". São seleções de alguns posts que podem ser acessados pela parte de busca. A companhia informa que, em breve, a nova funcionalidade estará disponível para usuários de dispositivos com iOS.
Para 2016, ainda é esperado que o Pinterest lance sua plataforma de publicidade no País. No atual momento, o serviço conhecido como Promoted Pins está disponível apenas nos Estados Unidos e Reino Unido. Pelo crescimento exponencial, o Brasil deve ser o terceiro mercado a lançá-la.