Com a queda de 18% nas vendas mundiais do iPhone e nas receita de serviços em 13% no último trimestre, a Apple está focando em massificar e desenvolver a parte seu negócio de serviços. Como inicaitiva nessa direção, reduziu o tempo de publicação de aplicativos na sua loja de apps, a App Store, de duas semanas para dois dias. Essa era uma reclamação antiga dos desenvolvedores, que comparavam o trâmite àquela da Google Play, onde a publicação é praticamente automática.
De acordo com análise do site App Review, a média de aprovação de um aplicativo na App Store era de oito dias em maio de 2015 e em janeiro deste ano teve seu maior pico, com o desenvolvedor esperando 14 dias para ter a aprovação da Apple para publicar um app no marketplace.
Vale lembrar que, a Apple analisa todos os apps antes de publicar na loja. Diferentemente do seu rival, o Google, que verifica os aplicativos da Google Play depois de sua publicação para o público em geral.
Quando separado por dia, App Reviews frisou que dos 331 apps coletados em seu estudo nas últimas duas semanas, 168 foram aprovados em apenas 1 dia. Outros 97 aplicativos foram liberados pela Apple em 2 dias, 43 em 3 dias, 16 em 4 dias, 5 em 5 dias, 1 em 6 dias e outro app em 11 dias.