O consumo de vídeo é uma das principais tendências no mundo de hoje. Atualmente, o brasileiro gasta seis horas por semana assistindo vídeo, segundo análise recente do Mobility Report. Aproveitando esse crescimento, a Tecvidya, uma empresa especializada em tecnologias de transmissão de vídeo, lançou um aplicativo de broadcast por smartphone, o Lynx (Android e iOS).
Oito meses após seu lançamento, o app já possui 15 mil usuários por mês e 30 clientes. Até o fim do ano, a expectativa é o que o aplicativo consiga ter 100 mil pessoas utilizando a plataforma mensalmente. De acordo com o CEO da companhia, Rafael Multedo, embora tenha tecnologia similar ao Facebook Live e Periscope – com publicação das gravações em uma rede social própria –, ele afirma que o foco da empresa é outro.
“Nossa estratégia é ser uma ferramenta mais profissional. Estamos mirando em uma parcela menor, não na grande massa”, explica o executivo. Ele aposta especialmente no segmento de esportes, onde enxerga uma carência de tecnologia no Brasil. Dentre os clientes que o app já possui estão as academias do Team Nogueira, Portal Carnavalesco, Confederação Brasileira de Taekwondo, Confederação Brasileira de Judô e as transmissões do Iron Man.
Negócios
Embora diferencie seu app como uma opção corporativa – tanto que pretende monetizar com ferramentas pagas para os profissionais – Multedo admite que existe uma leve competição com Twitter e Facebook. Nessa disputa, ele acredita que o app consegue se diferenciar por ter a opção de criar links para adicionar em sites e redes sociais – como um tuite.
Agora, a Tecvidya procura por investidores no Vale do Silício.“Nossa expectativa está em um processo de captação de recurso”, diz o CEO. “Estamos fazendo um road-show nos Estados Unidos. Disputar com Twitter e Facebook, mesmo que indiretamente, requer mais investimento", avalia.
Atualmente, o desenvolvimento da plataforma é feito pela própria Tecvidya, que possui outros produtos de tecnologia com vídeo, em especial apps para Smart TVs. O projeto contou com mentoria e US$ 80 mil do programa Facebook Start.
Atualizações
Com a ferramenta para profissionais dentro do Lynx, Multedo espera começar a lucrar com o aplicativo a partir de outubro deste ano. Entre as outras atualizações que o app receberá ao longo do ano, com foco no usuário final, estão: integração com o Spotify para colocar trilha sonora, máscaras e reconhecimento facial, e utilização de Drones e GoPro.