Atuo na área de mídia digital há quase 10 anos, e durante este tempo participei de mais de 600 projetos digitais. A pergunta mais recorrente que percebi é: “para que ter um site se existem as redes sociais?”

A resposta parece simples, mesmo assim as empresas ainda não aprenderam que redes sociais é igual a casa alugada: quem manda é o dono. Ele decide se vai vender e te despejar ou se pode ou não fazer alguma reforma. Já o site é o imóvel próprio que você determina o que fazer e dita as regras.

Não deposite todas as fichas em um só pote. Uma coisa preocupante é a miopia de grande parte de profissionais da área de marketing e também das empresas, quando o quesito é investimentos no meio digital. Ficam cegos e acham que tem que apostar tudo em uma só estratégia ou canal online, quando na verdade a melhor estratégia é cruzar a divulgação em vários canais e criar micro-ações para cada canal. Assim, quando um deles estiver fora, o seu prejuízo será menor e você poderá agir mais rapidamente.

Esteja presente onde seu cliente está. Essa é uma premissa em minhas consultorias: analisar o comportamento do público-alvo do meu cliente, para entender onde este público está e de que forma interage. E, pasmem, eles sempre estão em mais de uma rede social e sempre fazem pesquisa na Internet (Google, Bing, etc.). Por isso, ter um site bem desenvolvido é fundamental para a sua estratégia de marketing digital.

Tenha um canal online no qual você é quem manda! Aqui a indicação é que você tenha um site seu (ou do seu negócio) e trate-o como um canal de vendas. Caso os outros canais estejam bloqueados ou ‘fora do ar’ – ou mudem alguma regra – seu cliente sempre terá como encontrar seus produtos ou serviços. Um site precisa ser bem desenvolvido tecnicamente, mas é importante que ele seja um canal de vendas, seja um propagador de sua imagem, dos serviços ou produtos.

Moral da história? Quem depende apenas do canal online, certa hora, terá prejuízos. Hoje em dia, não basta “estar na Internet”, é preciso saber se posicionar! Como está a sua estratégia de marketing digital?

 

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