O Yahoo Brasil quer ser o terceiro maior player de publicidade digital no País, atrás apenas de Google e Facebook. Com uma estratégia focando no oferecimento de serviços em publicidade digital, principalmente por meio de vídeos e mobile ads, os executivos da empresa acreditam que os investimentos em tecnologia móvel são um diferencial para alcançar novos clientes. “Nosso objetivo é estar entre os três principais parceiros estratégicos das empresas em publicidade digital e mobile”, disse o CEO do Yahoo no Brasil, André Izay.

Um dos principais alicerces de sua estratégia é a companhia de análise de mercado Flurry, que provê dados sobre uso de aplicativos móveis. Comprada pelo Yahoo em 2014 por mais de US$ 200 milhões, a Flurry consegue mostrar as métricas de uso dos dispositivos móveis com coleta de dados em mais de 800 mil apps instalados em 2 bilhões de smartphones com geração de 10 bilhões de eventos de dados por mês.

“A Flurry está praticamente em todos os smartphones dos Brasil – 90 milhões de devices – e em uma média de 7,2 aplicativos dentro de cade um deles", relatou Leonardo Khede, diretor de vendas do Yahoo Brasil. “Com isso, a Flurry cria uma combinação muito forte: ajuda uma empresa a criar insights e targets publicitários”. Os dados podem ser aplicados nas plataformas de publicidade do Yahoo, Yahoo Gemini (marketing por anúncio de busca e anúncio nativo) e Brightroll (vídeo). O diretor explicou que precisou trocar entre 50% e 60% da sua força de vendas no último ano para se adaptar ao negócio mobile, que se tornou “mais consultivo”, com análise de dados e CRM, por exemplo.

Em vídeo, a estratégia passa por outra empresa adquirida pela firma californiana, a Brightroll, comprada pelo Yahoo por US$ 640 milhões também em 2014. Atualmente, ela está entre as dez plataformas de publicidade vídeo com maior alcance do mundo, atingindo 97% dos usuários digitais.

Khede lembra que, além da Brightroll, há outra empresa de vídeo que começa a crescer o negócio do Yahoo em mobile. Trata-se da Ray V, uma companhia de streaming online ao vivo, que realizou a transmissão do jogo da liga de futebol norte-americano (NFL) em Londres – cuja audiência brasileira ficou entre 2º e 3º lugar no ranking global – e que possui parcerias com Live Nation em transmissão de shows, além das ligas de hóquei, golfe e baseball dos EUA.

‘CEO endeusada’

Izay rebateu as recentes críticas contra a CEO mundial do Yahoo, Marissa Mayer. Em sua visão, a gestora é a executiva que mais entende de Internet no mundo, embora não tivesse tanta experiência como CEO quando assumiu o cargo. Para ele, houve um “endeusamento” de Mayer quando ela assumiu o comando da empresa, colocando-a em uma posição complicada.

Ainda assim, ele ressalta que a companhia deu um salto ao mudar seu foco do desktop para o mobile graças à estratégia MAVENS (Mobile, Native Ads, Videos, Tumblr e outras plataformas) de Mayer, que fez subir de zero para aproximadamente US$ 600 milhões a receita anual em plataformas móveis.

“A crítica sobre o crescimento da receita é feita em comparação com outros players – Google e Facebook”, afirmou Izay. “Ainda não dá para comparar. Hoje podemos dizer que o Yahoo é a terceira empresa com maior faturamento em mobile no mundo, algo que não existia antes da chegada dela”. “Existia um questionamento de que a audiência foi para o mobile e a receita, não. Hoje conseguimos mostrar que há receita no móvel no Yahoo”, completa.

Brasil e eventos para empresas

O Yahoo, que mudou de escritório em São Paulo para um prédio mais amplo e repleto de empresas de finanças, está com o coração de sua operação latino-americana gerido pela sede brasileira em parceria com o escritório da região em Miami, Estados Unidos. A mudança ocorreu após os cortes na companhia que resultaram no fechamento dos escritórios físicos no México e na Argentina. “Tivemos que escolher em quais mercados que vamos focar e por isso fechamos os escritórios no México e na Argentina. As operações nesses e em outros países da região ainda existem, agora coordenadas pelos escritórios do Brasil e de Miami”, disse o executivo.

Sem abrir dados operacionais da empresa na região, o executivo disse que espera um crescimento “bem forte” para 2016 no Brasil, mesmo com a atual crise financeira afetando o negócio de publicidade do Yahoo. E eventuais mudanças nos EUA não devem impactar a operação brasileira, disse o CEO.

Para se aproximar de seus clientes (agências de publicidade e mídia) no Brasil, o Yahoo fará uma série de quatro eventos durante o ano chamados de Purple Moments. Yahoo Purple Breakfast (dados de pesquisa, tendências e insights), Yahoo Purple Hour (evento para parceiros, cases e inovação), Yahoo Purple Circle (para liderança feminina) e Yahoo Purple Island (com alunos da HyperIsland que visitaram a sede do Yahoo na Califórnia).

 

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