A Easy Carros (Android, iOS) é uma start-up cuja proposta é levar serviços automotivos aonde estiverem os carros dos clientes. Sua quantidade de atendimentos cresce a uma velocidade de 25% ao mês. A empresa entrou em operação em janeiro do ano passado e atualmente realiza cerca de 15 mil atendimentos por mês nas 32 cidades onde atua, nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. 55% das solicitações provêm do seu app, e o restante, do site. Sua projeção é movimentar R$ 7 milhões em vendas este ano, 15 vezes mais que o registrado em 2015, revela Fernando Saddi, sócio-fundador da Easy Carros.
Entre seus serviços estão limpeza ecológica, enceramento, polimento, higienização de ar condicionado, higienização profunda, hidratação de couro, cristalização de vidro, limpeza técnica do motor e troca de óleo. O agendamento é feito via app ou site e o prestador do serviço vai de moto ou carro até onde o cliente estiver, no dia e horário marcados. O pagamento é feito com cartão de crédito por dentro do aplicativo, que usa a plataforma Moip. Se preferir, o cliente não precisa nem ter contato com o profissional da Easy Carros: basta deixar a chave com o porteiro do prédio, diz o executivo. Os preços variam de acordo com o tamanho do veículo e se posicionam entre aqueles de mecânicas de bairro e aqueles das concessionárias oficiais. O serviço mais barato é o de lavagem ecológica, a partir de R$ 49, presente em 70% das solicitações. O tíquete médio da Easy Carros hoje para cada atendimento gira em torno de R$ 100.
"As concessionárias autorizadas são caras mas as pessoas confiam. E as oficinas independentes têm preço melhor, mas nem sempre inspiram confiança. Nós estamos no meio: temos preço justo e tabelado, com profissionais certificados e de confiança. Queremos prestar um serviço premium e de fácil contratação. A ideia é institucionalizar o mecânico de confiança", descreve Saddi.
Segundo o executivo, a crise econômica tem impulsionado a Easy Carros porque as pessoas estão planejando ficar mais tempo com seus veículos antes de trocá-los, o que as leva e investirem em sua manutenção. "A idade média da frota está aumentando e as pessoas agora valorizam mais seus carros porque sabem que vão precisar deles por mais tempo", explica. Hoje metade dos atendimentos da start-up são agendados por clientes recorrentes, o que mostra também a construção de uma base fiel.
Profissionais
A empresa conta com 600 profissionais ativos. Antes de atuarem pela Easy Carros, eles passam por um processo de aprovação que inclui teste on-line, comprovação de realização de cursos com parceiros certificados, teste presencial, verificação de documentos e treinamento sobre como realizar o atendimento. O material usado pelos profissionais é de sua livre-escolha, mas a empresa indica algumas marcas de sua preferência e oferece descontos nas compras de produtos de algumas delas, como DryWash e Autoshine.
90% dos prestadores de serviços cadastrados já trabalharam ou ainda trabalham no ramo, geralmente em locais fixos, e agora dividem tempo com a Easy Carros. E 10% são pessoas que atuam em outros serviços e complementam a renda prestando os serviços automotivos. Há até motoristas do Uber que, nas horas vagas, trabalham para a Easy Carros. A empresa repassa para os profissionais 80% da receita bruta com cada atendimento. Alguns chegam a ganhar quase R$ 5 mil por mês, diz Saddi.
A plataforma escolhe quem fará cada atendimento com base na sua disponibilidade, sua distância do local e sua avaliação média para aquele serviço solicitado. Se o cliente preferir, pode indicar qual o prestador de sua preferência: cada um tem um número de identificação na empresa. Todos recebem cartões de visita para distribuírem com esse número. Quando se trata de um cliente novo, este ganha desconto e o profissional recebe um bônus de R$ 10 pelo atendimento.
Expansão
A Easy Carros já planeja o lançamento de novos serviços, como o conserto de amassados. E pensa em expandir para outras cidades no médio prazo. De imediato, contudo, seu foco está em crescer nos quatro estados onde está presente e construir uma base fiel de clientes.