A carência do mercado brasileiro em desenvolvedores móveis leva muitas start-ups e mesmo empresas de grande porte a terceirizarem a produção de seus apps no exterior. Os programadores indianos estão entre os mais procurados, mas o fuso-horário e as diferenças culturais às vezes se transformam em obstáculos para o sucesso dos projetos. Sabendo disso, a norte-americana Offshorent chega ao Brasil com a proposta de facilitar essa ponte com a Índia. A empresa tem um centro de desenvolvimento de software naquele país com mais de 100 profissionais que atendem o mundo inteiro. Uma equipe de lá vai trabalhar no fuso-horário brasileiro, enquanto no recém-aberto escritório da Offshorent em São Paulo os executivos vão cuidar da intermediação entre os clientes locais e os programadores do outro lado do planeta. A companhia estima que sua produção de apps chega a ser 45% mais barata que os preços praticados por desenvolvedoras de porte médio ou grande no Brasil.

"Estamos nesse momento tentando tirar essa imagem de que os indianos são meros batedores de tecla. Eles mudaram muito nos últimos dez anos. Os nossos profissionais são todos formados, alguns pós-graduados, o que melhora a qualidade da programação e acelera a produção. E nossa rotatividade de funcionários é quase zero, o que ajuda em caso de ajustes futuros em um projeto", explica Daniel Lomelino, vice-presidente da Offshorent para o Brasil.

O executivo destaca outro diferencial da programação feita na Índia: uma maior preocupação com segurança. "O Brasil tem uma deficiência de profissionais qualificados em mobile. Tem muita gente trabalhando sem preocupação com segurança. Percebemos falhas grandes nesse aspecto em alguns apps. Os indianos, por outro lado, têm uma cultura de segurança muito forte", afirma.

Seu foco no Brasil serão agências de comunicação e empresas de pequeno e médio portes. A Offshorent está preparada para trabalhar com até 30 projetos diferentes por semana no País, garante o executivo. Os clientes acompanham o andamento da produção através de uma plataforma na web e veem quanto tempo foi gasto em cada etapa do processo, o que lhe confere transparência. Se houver mudanças no meio do caminho, o cliente sabe exatamente quanto precisará gastar a mais, explica Lomelino.

Além de apps, a Offshorent também oferece soluções de e-commerce e marketing digital. A empresa tem mais de 2 mil clientes ao redor do mundo, incluindo Volvo, Mercedes Benz, P&G, Novartis e Black & Decker.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!