Bancos, seguradoras e varejistas devem ser os primeiros a experimentarem a plataforma de mobile app push desenvolvida pela Gemalto e adotada primeiramente pela TIM para promoverem o download de seus apps móveis. Essa é a expectativa Rodrigo Sanchez, diretor de soluções e serviços da Gemalto no Brasil, tendo em vista que a força de vendas da companhia já está acostumada a tratar com esses setores, especialmente os dois primeiros.
No momento, cerca de 400 mil smartphones Android da base da TIM estão habilitados a receberem publicidade com essa tecnologia. Uma atualização de firmware da operadora prevista para junho deve aumentar esse número para 3 milhões. A partir daí o inventário começará efetivamente a ser vendido para terceiros – enquanto isso sua utilização está limitada à promoção de serviços da própria TIM, em caráter de teste. Segundo Sanchez há conversas avançadas com alguns potenciais anunciantes, mas nada fechado por enquanto.
A solução permite a realização de campanhas de instalação de aplicativos através de smart messages. Uma das vantagens é que o download é feito diretamente dos servidores da Gemalto, sem cobrança de tráfego de dados, em vez do redirecionamento para a Google Play. Isso permite instalar o app com apenas um clique a partir do anúncio recebido e sem gastar o plano de dados. Os resultados durante os testes revelaram uma conversão quatro vezes maior que a média de outras campanhas realizadas via smart message. Em alguns casos, mais de 20% das pessoas impactadas baixaram o app anunciado. Cabe frisar, porém, que Gemalto e TIM concordam que não se pode abusar da utilização desse canal, para não deteriorá-lo. Por isso, haverá uma limitação: cada usuário receberá no máximo uma campanha por semana.
A TIM é a primeira operadora do mundo a adotar a plataforma. Ela tem exclusividade por seis meses no Brasil.