O Brasil já é um dos dez países com mais usuários ativos por mês de ad-blockers móveis. Com 2,9 milhões de pessoas, o Brasil está na sétima posição. No entanto, ainda está longe da China e seus 159 milhões de MAUs, um terço dos usuários mobile daquele país, segundo análise da Page Fair com a Priori Data.

Além da China, Índia (122 milhões), Indonésia (38 milhões) e Paquistão (10 milhões) são os países que mais possuem pessoas com ad-blockers. Sendo que indianos e indonésios com ad-blockers já respondem por 60% dos usuários mobile dos dois países.

No mundo, o uso de ad-blockers em smartphones subiu 90% durante 2015 e atingiu 419 milhões de usuários, sendo 408 milhões utilizam navegador mobile com ad-block instalado. Isso corresponde a 22% dos 1,9 bilhões de donos de smartphones no mundo possuindo algum tipo bloqueio às publicidades em seus handsets.

Com o intuito de interromper publicidade indesejada ou que deixe seu acesso à rede móvel lerdo, o estudo aponta que o crescimento dos ad-blockers pode prejudicar em especial empresas e serviços de publicidade e jornalismo, como CNN e Apple News.

Entre os apps, o número de bloqueadores foi baixo, apenas 4,5 milhões de downloads em iOS – mesmo com 229 aplicativos disponíveis na App Store. No ano anterior eram 3,8 milhões de apps baixados. E os ad-blockers in-app foram mais fracos. Eles atingiram 738 mil downloads ante 541 mil do quarto trimestre de 2015.

Série

No ano passado, MOBILE TIME publicou uma série de matérias repercutindo o avanço de adblockers no Brasil. Relembre a discussão a partir dos links abaixo

 

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