A Eletronic Arts (EA) vai continuar produzindo jogos no modelo freemium e não pretende desenvolver nenhum game pago ou totalmente gratuito para os próximos dois anos. É o que afirmou a diretora de marketing e vendas para mobile da EA na América Latina, Paula Ballester.
De acordo com a executiva, o modelo de jogos gratuitos com parte de seu conteúdo pago faz parte da estratégia da empresa para crescer em regiões emergentes. “O foco da EA hoje é no mobile. Entendemos que devemos crescer na Ásia e na América Latina através do formato freemium”, disse Ballester.
A estratégia da companhia norte-americana coincide com a exposição de Enor Paiano, VP sênior de parcerias e estratégias da IMS. Durante sua palestra em evento que contou com a participação da executiva da EA, Paiano afirmou que o modelo freemium começa a se sobressair ante os formatos pago e totalmente gratuito. Em sua visão, isso acontece devido ao crescimento da base de smartphones nos mercados em desenvolvimento.
A diretora da EA apresentou os dados de consumo e download de seus dois principais apps no Brasil em 2015. O game de estratégia de ação Plants VS Zombies (Android e iOS) teve 7,5 milhões de downloads e registra uma média de 85 minutos de uso diário por smartphone. 63% do público desse título é masculino. Por sua vez, o jogo de corrida Real Racing (Android e iOS) 3 alcançou 7 milhões de downloads em 2015 e a maioria predominante de seu público (98%) é masculina.
O modelo de negócios mobile da EA tem rendido bons frutos. Com 2 bilhões de downloads, a empresa, conhecida por franquias de jogos como Fifa, NBA, Sim City, Sims, Battlefield e Star Wars, tornou-se o principal publisher de games em 2015 no mundo, segundo a App Annie. Apenas no Brasil, foram 50 milhões de downloads com 7,2 milhões de usuários ativos por mês (MAUs).
Divulgado no último mês, o relatório financeiro da EA apontou que o mobile empatou em receita com download de jogos em plataformas tradicionais (PCs e consoles) com US$ 152 milhões para cada segmento.