O Storyo (Android, iOS) é um aplicativo que se propõe a criar histórias em vídeo a partir das fotos armazenadas em nossos smartphones. Sua vantagem em relação a alguns concorrentes é a facilidade e rapidez de criação das histórias, além de um algoritmo para a seleção inteligente de imagens. O usuário só precisa definir as fotos inicial e final em sua galeria de imagens e o Storyo se encarrega de construir um vídeo com todas as fotos entre elas. A edição é feita em questão de segundos porque acontece dentro do smartphone, sem qualquer conexão com servidores na nuvem – nenhuma imagem sai do aparelho. E a tecnologia por trás do Storyo descarta por conta própria imagens repetidas ou de má qualidade, como aquelas que estiverem borradas ou escuras. O usuário pode também selecionar manualmente quais fotos incluir em seu vídeo, se preferir.
O Storyo aproveita metadados oferecidos nos arquivos das fotos, como a localização onde foram tiradas e a data. Essas informações são adicionadas aos vídeos, na composição da história. Há seis opções de filtros, que consistem em efeitos aplicados sobre as imagens e também diferentes formas de animação para a transição entre as fotos. Os vídeos podem ter 15, 30 ou 60 segundos de duração, à escolha do usuário. Há 14 opções de trilha sonora instrumental, mas também pode ser usada uma faixa gravada no aparelho.
Para estimular o engajamento, o próprio app gera vídeos com um resumo de cada semana e de cada mês com as fotos no smartphone. Todos os vídeos podem ser gravados na memória e compartilhados nas redes sociais.
Dá para construir um vídeo em apenas quatro cliques: aperta-se o botão "criar", na primeira tela do smartphone; depois marca-se a primeira e a última foto dentro da galeria; e, por fim, como quarto clique, o botão "reproduzir". Filtro, duração e trilha sonora são definidos automaticamente pelo app, neste caso. Mas quem quiser pode alterar praticamente tudo.
De origem portuguesa, o Storyo está focando suas atenções agora no Brasil, conforme noticiado por MOBILE TIME na semana passada. A empresa promete lançar filtros especiais de acordo com datas festivas ou com a localização do usuário. Um deles será um filtro inspirado no Brasil.