Talvez você já tenha ouvido falar em VPN, mas, se você gosta de viajar, vai gostar desta dica. A função inicial que me chamou atenção foi ter mais segurança para navegar em redes abertas, saber que minha navegação está sendo criptografada me deixa realmente tranquila.

Porém a segunda utilidade interessante que encontrei usando a VPN Hide My Ass (HMA) (sim pode rir, o nome e a mascote são engraçados) foi poder ter acesso aos resultados de busca no Google como se já estivesse nos locais que estava pensando em ir nas minha minhas próximas férias.

Estava em busca de uma cidade em um país oficialmente de língua inglesa no qual eu pudesse viver a experiência falando inglês e também queria achar algum tipo de curso ou workshop que eu pudesse ir enquanto estivesse lá. Por uma questão de praticidade comecei pelos países em que brasileiros não precisam de visto para passar pouco tempo, após olhar várias cidades cheguei até Auckland na Nova Zelândia.

Fiquei encantada com a possibilidade de ir para Auckland e esticar um pouco até Rotorua, e então fui pesquisar os valores de passagem de ônibus de Auckland para Rotorua. Encontrei passagens de NZN$45,00 não é absurdo, mas foi neste momento em que tive a ideia de usar HMA.

Usei uma aba de navegador anônima, pois também não queria começar a ter um monte de anúncios de Auckland pipocando para mim em todos os lugares. Fiz uma nova busca e encontrei uma oferta de passagem de ida e volta por NZN$10,99. Sim, pode acreditar.

Como isto acontece?

O Google tenta facilitar nossa vida oferecendo resultados de busca apropriados ao nosso idioma, local e interesses. Por sua vez, sites locais segmentam seus anúncios para serem exibidos em regiões mais relevantes para eles. No caso, usando HMA eu estava virtualmente na Nova Zelândia e assim pude ver o anúncio com a oferta. Provavelmente encontraria o mesmo site na parte de busca orgânica, abaixo dos anúncios, mas sabe-se lá em qual página e não necessariamente cairia na página com a oferta acima.

Com HMA acabei me aprofundando tanto nas pesquisas que no final das contas mudei totalmente de rumo: troquei Auckland por Los Angeles, nos EUA, pois preenchia todos requisitos da minha pesquisa, inclusive poder fazer workshop. E da mesma forma que aconteceu com a passagem, só encontrei com facilidade usando a VPN. Quando contei para alguns amigos sobre o workshop me perguntaram como achei e aqui está. Infelizmente não consegui reproduzir a pesquisa do curso, pois ela começou em Dublin, passou para London (onde tem uma sede da instituição) e por fim Los Angeles. Hoje o Google já sabe que estou interessada nisso, então ela aparece para mim toda hora.
Espero ter sido útil, boa viagem!

———–

Nota: As imagens dos resultados de pesquisa aqui não são do momento da minha pesquisa real são uma nova pesquisa realizada para escrever este artigo.