Pokemon é uma das franquias de games de maior sucesso da história, com produtos variados espalhados pelas mais diversas mídias. Sua base de fãs é gigantesca ao redor do mundo, o que explica o rápido sucesso que o jogo móvel Pokemon Go (Android, iOS) obteve em menos de uma semana após seu lançamento nos EUA, na Austrália e na Nova Zelândia, dizem especialistas ouvidos por MOBILE TIME.
Pokemon Go mistura realidade aumentada e geolocalização: os usuários são estimulados a coletar pokemons andando de verdade por suas cidades. A novidade tecnológica não é suficiente para justificar o sucesso, embora contribua. "Há outros jogos desse tipo, mas nenhum associado a uma marca tão bacana", comenta Ronaldo Cruz, CEO da Oktagon Games.
Ele ressalta que o sucesso do Pokemon Go é importante para a indústria de games móveis como um todo, pois injeta novo ânimo nos investidores, que andavam meio desanimados nos últimos meses.
MOBILE TIME conversou também com Carlos Estigarribia, um dos mais antigos empreendedores do mercado brasileiro de jogos móveis e atual CEO da Leela Games. Leia abaixo a entrevista:
MOBILE TIME – Na sua opinião, o que explica o sucesso do Pokemon Go?
Carlos Estigarribia – Para mim tem um componente forte da marca sólida, que fez ter muita gente jogando já no dia 1. É fundamental lançar o jogo com alguém para competir de cara. Se não tiver público jogando perde a graça.
O segundo fator é que a empresa que fez o jogo já tem experiencia em realidade aumentada, a Niantic. Ela fez o jogo Ingress no passado. Então o produto já nasceu com muita qualidade.
Tal como aconteceu após o surgimento de outros hits no mercado de games móveis, podemos esperar uma avalanche de cópias mesclando realidade aumentada e localização?
Acho difícil aparecerem muitas cópías, assim como não estamos vendo muitas cópias do Clash Eoyale. Esse tipo de jogo, pelo elemento multiplayer, limita muito o número de clones oportunistas, já que não basta copiar a mecânica: é preciso ter muito investimento em aquisição de usuários, e isso só as gigantes conseguem.
Acredita que Pokemon Go repetirá no Brasil o sucesso alcançado no exterior? Por quê?
Acredito que vai ser um mega hit aqui, pelo alcance que a marca Pokemon já tem entre os brasileiros. O único problema seria o consumo de banda ou velocidade de conexão. Já estamos vendo muito brasileiro dando um jeito de jogar aqui no Brasil mesmo sem o game estar oficialmente lançado aqui.
Espera que surjam games com o mesmo modelo aqui no Brasil?
Acho muito dificil, pelos motivos que falei antes: o jogo precisa de muita gente jogando para funcionar; não existe um estúdio com fôlego financeiro nem expertise tecnica para produzir um game desse; e se alguém fosse fazer seria para alcance global, não apenas para cá.