A BlackBerry apresentou nesta terça-feira, 26, o seu segundo smartphone com sistema operacional Google Android, o DTEK 50. Diferentemente do Priv que ainda tinha o aspecto robusto da fabricante canadense com teclado fixo e tela curvada nas bordas, o novo handset ganha um aspecto ‘fino e limpo’, próximo de smartphones como Google Nexus e Moto G.
O teclado físico foi substituído por um app touch com função de deslize (swipe), conhecido como BlackBerry Intelligent Keyboard. A empresa ainda aposta em outras aplicações no smartphone, como o aplicativo de e-mail BlackBerry Hub e ferramentas de privacidade.
O DTEK 50 possui tela de 5.2 polegadas, processador Qualcomm Snapdragon 617 octa-core de 64 bit, 3 GB de memória RAM, 16 GB para armazenamento interno, Android Marshmalow (6.0), bateria de 2.610 mAh, conexão 4G, NFC, câmera traseira de 13 MP e frontal de 8 MP. No entanto, o handstet se destaca pela possibilidade de expandir o armazenamento para até 2 TB, com disco microSD.
O smartphone será lançado inicialmente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Holanda por US$ 299 a partir do dia 8 de agosto. Além do DTEK 50, os compradores vão ganhar uma power bank de 12.600 mAh.