A Samsung apresentou nesta terça-feira, 2, o Galaxy Note7, novo modelo de sua família de phablets. A principal inovação é a presença de um scanner de íris para controlar o desbloqueio do aparelho e que será integrado também ao serviço de pagamento por aproximação Samsung Pay: ou seja, os donos do novo phablet poderão realizar pagamentos com reconhecumento da íris. Paralelamente, a empresa levará seu sistema de identificação pela íris para serviços de terceiros, como apps de mobile banking. A novidade, batizada de Samsung Pass, permitirá que usuários da Samsung acessem apps de terceiros com seus olhos.
Outra novidade importante é que tanto o Note7 em si quanto a caneta (S pen) que o acompanha são, pela primeira vez, resistentes a água e a poeira, com certificação IP68 (até 1,5 metro de profundidade por 30 minutos).
O Note 7 tem tela de 5,7 polegadas com vidro Gorilla Glass 5, recém-lançado, e bordas curvadas, seguindo o design da linha S edge da mesma fabricante. A caneta ficou mais precisa e responsiva à pressão, agora com ponta de 0,7 mm de espessura, menos da metade do modelo anterior, que tinha 1,6 mm. Em software, uma das novidades é um app de tradução que vem embarcado no aparelho e é acionado quando a caneta marca qualquer palavra na tela, além do Samsung Notes, app que armazena todo o conteúdo gerado pela caneta. Os usuários do aparelho terão direito a 15 GB de armazenamento no Samsung Cloud.
O novo phablet da Samsung tem 64 GB de memória interna; entrada para cartão microSD de até 256 GB, 4 GB de RAM; câmera traseira de 12 MP; bateria de 3.500 mAh; conexão com USB tipo C; e recarga sem fio. A Samsung oferece ainda como acessório vendido à parte uma capa com recarga sem fio para o aparelho.
O Note 7 custará R$ 4.299 no Brasil. Sua pré-venda começará dia 22 de agosto. E o produto chegará às lojas na primeira quinzena de setembro. Quem comprar primeiro vai ganhar um óculos Gear VR e um fone de ouvido Gear IconX, pelo mesmo preço.