O UOL introduziu nesta semana seu primeiro chatbot, o UOL Esporte. Desde a última segunda-feira, 15, os usuários do portal de notícias poderão receber informações sobre times de futebol brasileiros e sobre os jogos olímpicos diretamente no Facebook Messenger (Android, iOS e Windows Phone).
“É um projeto feito em parceria com o Facebook e o primeiro do gênero no Brasil”, disse Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do portal. “O Facebook nos procurou. Eles queriam um publisher brasileiro e nós queríamos desenvolver algo com inteligência artificial”.
Para ter acesso ao bot, o usuário deve ter instalado em seu smartphone o aplicativo do Messenger. Em seguida, deve efetuar a busca pelo UOL Esporte dentro do aplicativo de mensagens e selecionar o bot. Um modo mais simples é entrar direto pelo link da conversa que o portal disponibilizou.
Ao abrir a conversa, o bot pergunta qual o time do coração. A pessoa digita o nome do clube ou “olimpíadas”. Se escolher por time, o robô enviará notícias publicadas pelo UOL. Ao digitar "olimpíadas", o bot pergunta a modalidade que se deseja seguir e de qual gênero para começar a mandar as informações. No total, o chatbot do UOL Esporte possui 55 times, sendo cinco deles internacionais. O número de modalidades olímpicas não foi informado, mas engloba as mais conhecidas, explica o diretor.
Inicialmente, o portal enviará duas mensagens com notícias diariamente pelo Messenger. O executivo não descarta aumentar o número de mensagens, mas declara que todo o processo ainda está sendo moldado. Além da parceria com o Facebook, a empresa ainda conversa com Twitter para lançar uma versão do chatbot no microblog. E um eventual robô interno do UOL – como o Elo 7, por exemplo – ainda está em avaliação.
Outros bots
Nota-se na busca que além do chatbot do UOL Esporte, o portal está preparando mais quatro iniciativas com robôs de notícias: UOL Host, UOL Notícias, UOL Entretenimento e UOL TAB. Questionado sobre esses outros serviços por bots, Flores explica que a empresa resolveu começar com o robô esportivo por ser o “mais fácil” e que os outros estão “quase prontos”. Contudo, o portal deve aguardar para lançar esses robôs de notícias e serviços após ter mais integração e familiaridade, e quando tiver ideia do número de mensagens por dia.