A Movile desenvolveu uma plataforma na web que transforma páginas de empresas e de celebridades no Facebook em bots dentro do Messenger. Batizada como Chatclub, a ferramenta permite a criação rápida de um robô para se comunicar com os consumidores que curtem aquela página.
A plataforma oferece no momento a construção gratuita de um bot básico com quatro módulos de interação: canal de conteúdo (para a entrega de mensagens com novidades sobre o assunto); produtos (para o consumidor navegar pelo catálogo de produtos da marca); chat em grupo (para os fãs da página poderem conversar entre si, como se fosse um bate-papo temático dentro do Messenger); e mensagens (para a comunicação direta com os administradores do bot). A escolha dos módulos e dos conteúdos disponíveis em cada um deles é feita pelos administradores através de um painel na web. Nele, é possível acompanhar também a quantidade de novos usuários do bot e a quantidade de mensagens trocadas, assim como controlar o chat em grupo, definindo regras de etiqueta para o bate-papo e restringindo o acesso de usuários que não se comportarem adequadamente. Em breve será oferecida integração com outras redes sociais, como Twitter, YouTube e Instagram.
Os chatbots da plataforma são capazes de se comunicar em três línguas: inglês, português e espanhol. O administrador do bot, contudo, precisa definir uma delas para ser usada.
Entre os primeiros bots criados com o Chatclub estão os oficiais do cantor Luan Santana e da UFC, ambos habilitados para conversarem com milhões de fãs que possuem no Facebook. No site do Chatclub é informado que a plataforma já está conectada a mais de 2,5 milhões de pessoas e com um envio médio de 180 mil mensagens por mês.