O serviço de pagamentos móveis Samsung Pay completou esta semana um ano de vida, desde a sua entrada em operação na Coreia do Sul. De lá para cá, foi lançado em mais seis países, sendo o mais recente o Brasil, e acumulou mais de 100 milhões de transações. Os outros cinco mercados onde está presente são EUA, China, Espanha, Austrália e Cingapura. Segundo a companhia, 440 emissores de cartões já se integraram ao serviço.
O Samsung Pay transforma o smartphone em um cartão de crédito ou débito para pagamentos por aproximação, usando as tecnologias NFC e MST. No Brasil mais da metade do parque de terminais de POS é capaz de ler NFC. Para o restante, pode-se usar a tecnologia MST, que simula a passagem da tarja magnética. Em testes realizados pelo editor de MOBILE TIME, o uso do MST pareceu mais prático, por não requerer nenhuma mudança de processo para o lojista, enquanto no NFC a ordem das ações para efetivar o pagamento é um pouco diferente da habitual.
O serviço está disponível nos seguintes modelos de aparelhos da Samsung: Galaxy Note7, além do Galaxy S7 e S7 edge, S6 edge+, Note5, bem como nos modelos de 2016 do Galaxy A5, A7 e A9.