Já é possível realizar pagamentos com cartão de crédito através de um bate-papo no celular no Brasil. A start-up brasileira de pagamentos móveis KiiK desenvolveu um bot de pagamento que já está funcionando no Telegram (@kiikbot) e aguarda aprovação do Facebook para se tornar disponível no Messenger (kiik.pay). Assim que o WhatsApp liberar, também será feita uma versão do bot para ele. Além de viabilizarem os pagamentos pelo serviço da KiiK, os bots poderão ser integrados no futuro com chatbots de terceiros, revela Maurício Valim, CEO da KiiK.

"Mais de 30% do tempo que as pessoas passam no smartphone é em apps de mensagens. Foi por isso que criamos os bots para Telegram e Messenger. É uma disrupção. E podemos agregar a outros serviços de bots. Estou conversando com uma empresa de passagens de ônibus: na hora de pagamento, o bot dela chamaria o bot do KiiK", relata Valim.

Antes de detalhar o funcionamento do bot da KiiK, cabe descrever como opera a solução de pagamento da empresa. Ela nasceu tendo como interface um aplicativo móvel, através do qual o consumidor cadastra seu cartão de crédito. Uma vez feito isso, o usuário pode realizar pagamentos com o app em estabelecimentos comerciais parceiros da KiiK. Cada loja recebe um QR code que a identifica. O consumidor deve escanear esse código com a câmera do smartphone e informar o valor que deseja pagar. A transação é efetuada com o seu cartão como se fosse uma compra remota, pela Internet. Um comprovante é exibido no aplicativo do consumidor e aparece também no painel web do lojista. A vantagem para o usuário é poder deixar a carteira em casa e levar somente seu celular. E para o lojista as vantagens são a dispensa da máquina de POS e a redução das filas de pagamento. Além disso, a KiiK está desenvolvendo uma plataforma para que os lojistas conheçam melhor os seus clientes, que será integrada à solução de pagamento.

Voltando ao bot: ele pode, na prática, susbtituir inteiramente o app da KiiK. O usuário não precisará baixá-lo nem sequer para cadastrar o cartão, o que poderá ser feito a partir do bate-papo, com a abertura automática de uma página segura no browser do celular para a digitação dos dados. Na hora de pagar, em vez de escanear o QR code, o usuário poderá selecionar o estabelecimento a partir de uma lista daqueles próximos à sua localização (lista esta informada por meio de uma integração com o Foursquare) ou digitar o código de identificação do local. Se quiser mais segurança na transação, o consumidor deve habilitar a opção de receber um código PIN por SMS, para validar a compra.

"É uma experiência bastante simples, como se estivesse conversando com alguém. Poderemos usar no futuro para transações peer to peer", diz Valim. Dentro de seis meses, o executivo espera que os bots representem 5% das transações da KiiK. Em um ano, a participação deve ficar entre 10% e 20%, projeta.

Rede

Hoje a solução de pagamentos da KiiK é aceita em aproximadamente 200 estabelecimentos comerciais de São Paulo. A maioria são restaurantes na Zona Sul da capital paulista, muito utilizados para almoços de funcionários de grandes empresas. "Buscamos um segmento que tivesse recorrência alta, para que o usuário baixasse e experimentasse o serviço. Entendemos que o segmento de alimentação e restaurantes era o ideal", explica.

Até o final do ano a meta é chegar a 1 mil estabelecimentos aceitando KiiK. Há planos de expansão para cidades da Grande São Paulo e também para o Rio de Janeiro em 2017.

Maurício Valim, CEO da KiiK

Bots Experience Day

No dia 5 de outubro acontecerá a primeira edição do Bots Experience Day, no auditório do WTC, em São Paulo, dentro do 9º Forum Mobile+, evento organizado por Mobile Time e produzido pela Converge Comunicações. O objetivo é discutir os conceitos de bots, chatbots, inteligência artificial e machine learning, e suas variadas aplicações em negócios, como atendimento ao consumidor, distribuição de conteúdo e vendas. Também contará com palestras de representantes de algumas das empresas pioneiras na oferta de plataformas de construção de chatbots no Brasil, assim como de alguns dos primeiros cases lançados no País em português.

Entre os primeiros palestrantes confirmados está Thiago Rotta, líder de soluções do IBM Watson na América Latina, da IBM. Ele falará sobre inteligência artificial, conceito fundamental por trás dos chatbots para que estes processem linguagem natural e compreendam o que os consumidores escrevem.

Para conhecer a programação atualizada e ter mais informações sobre o Bots Experience Day, acesse o site www.forummobile.com.br. As inscrições podem ser feitas no site do evento ou pelos telefones 0800-77-15-028 e 11-3138-4619 (entre 10h e 18h).

 

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