A PlayKids, plataforma online de vídeos e atividades para crianças em fase pré-escolar, anunciou nesta terça, 19, uma série de novidades, tanto no conteúdo quanto na distribuição. A partir de dezembro, a plataforma estará disponível nas TVs conectadas (smarTVs) de Samsung, LG, Sony, Panasonic, Philips e Vizio. E em fevereiro de 2017, no Xbox, PlayStation e Roku.

Já na área de conteúdo, o CEO da PlayKids (criada pela desenvolvedora Movile), Flavio Stecca, anunciou o lançamento de uma plataforma de educação, a Playkids Learn, que entrará no serviço para todo o mundo em inglês no final deste mês, e para o Brasil, em português, em outubro. O projeto, conta, está embasado em um processo de três anos de estudo, com participação da Faculdade de Educação da Unicamp, e uma consultoria da americana Mcg. Na plataforma, temas como matemática, leitura e ciências, entre outros, são ensinados de forma lúdica, com animações e interatividade. Parte do conteúdo vem do projeto Imagicademy, da Disney, e há outras parcerias de conteúdo, com a Ies2/Palma ABD e a Escola Games.

Outra novidade está no serviço Playkids Stories, que hoje conta com um acervo de dois mil livros digitais, entre livros interativos, audiobooks, quadrinhos etc. A PlayKids está lançando uma nova aplicação de leitura de quadrinhos (na qual eles são visualizados quadro a quadro, e não em página cheia como um PDF), e acrescentando dezenas de títulos como Senninha, Menino Maluquinho e histórias de Monteiro Lobato.

Stecca também anunciou parceria com o serviço Leiturinha, de entrega de livros pelos Correios, por uma assinatura mensal. O serviço tem 20 mil assinantes, em 2,7 mil cidades em todos os estados do Brasil, com mais de 200 mil livros enviados. Os livros estrão também na plataforma da PlayKids. Stecca conta que vem fazendo cada vez mais ações no mundo offline, e quer expandir no licenciamento de produtos e lançamentos de DVDs e livros.

Conteúdos originais

Stecca conta que a PlayKids ajuda a fomentar o mercado de produção nacional. A plataforma carrega hoje mais de 30 séries brasileiras, entre os cerca de 80 títulos de seu catálogo, como "Show da Luna", "Turma da Mônica", "Galinha Pintadinha", "Xuxa", "Palavra Cantada", "Meu Amigãozão" entre muitos outros. Ao todo a plataforma conta com mais de 5 mil desenhos, sem exibição de propaganda.

A plataforma tem uma turma própria de personagens (Júnior e seus amigos), e investe há cerca de um ano em produções originais, como "Junior on the job", "Super hands", "Músicas animais", "Eu amo aprender", e "ABC". Os conteúdos originais já acumulam mais de 200 milhões de views e 4,3 milhões de horas assistidas.

Hoje a PlayKids anunciou o lançamento de sua nova série original, "Turma da Priscila", que tem como personagem central a cachorrinha peluda da extinta "TV Colosso", da Rede Globo.

Números

A PlayKids atinge hoje 6 milhões de assinantes em todo o mundo, com conteúdos oferecidos em sete idiomas. O app é líder na categoria kids da App Store em 25 países.

São assistidos 5 milhões de desenhos por dia, e um milhão de livros digitais. Já os jogos são acessados 4 milhões de vezes ao dia na plataforma.

O app acumula 20 milhões de downloads. A média diária de uso é de 33 minutos, com 75 milhões de sessões ao mês.

Cumulativamente, o PlayKids tem 1,2 bilhão de sessões, com 6,8 bilhões de minutos consumidos. Ou seja, em apenas três anos, o app já teve 13 mil anos de uso, segundo Stecca.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!