Ao longo dos últimos dois anos, Mobile Time tem realizado, em parceria com Opinion Box, uma série de pesquisas sobre o mercado brasileiro de conteúdo e serviços móveis. A repercussão tem sido positiva, com amplo compartilhamento dos relatórios e das matérias publicadas sobre eles. Diante disso, foi decidido estabelecer um fluxo recorrente para esse trabalho, com três linhas de pesquisa: 1) Uso de apps no Brasil; 2) Comércio móvel no Brasil; e 3) Mensageria no Brasil. A periodicidade de cada linha será semestral. Foi criado um site especialmente para para a distribuição dos relatórios: www.pesquisasmobiletime.com.br .
Os questionários são elaborados por Mobile Time e aplicados por Opinion Box junto a cerca de 2 mil brasileiros que acessam a Internet e possuem celular. Eles fazem parte de um painel online da Opinion Box composto de mais de 100 mil pessoas. A amostra tem validade estatística: são respeitadas as proporções demográficas e sociais desse grupo, como sexo, idade, distribuição geográfica e renda mensal, de acordo com dados do IBGE. O grau de confiança das pesquisas é de 95%. Os resultados são analisados pelo editor do Mobile Time, o jornalista Fernando Paiva, que redige um relatório para cada edição.
Mobile Time continuará noticiando em primeira mão as principais descobertas de cada edição da pesquisa, mas a partir de agora a distribuição dos relatórios completos será comercializada. Para que o conteúdo não fique restrito a grandes empresas, foi definido um preço considerado acessível para start-ups móveis: R$ 299 por cada edição. O objetivo é continuar contribuindo para o fomento do mercado brasileiro de conteúdo móvel, mas passar a arcar com o custos de realização da pesquisa.
O primeiro relatório a ser vendido é da terceira edição da pesquisa sobre mensageria no Brasil. O próximo, sobre comércio móvel, ficará pronto na semana que vem. Parte dele será apresentado por Paiva e por Felipe Schepers, diretor da Opinion Box, em palestra no seminário Forum Mobile+, dia 4 de outubro, no WTC, em São Paulo.