A falta de cobertura de banda larga móvel assim como a existência de uma base legada grande de terminais 2G são barreiras para a popularização de serviços de streaming de vídeo em dispositivos móveis em mercados emergentes. Por causa disso, o Google desenvolveu para Android o YouTube Go, uma versão mais enxuta do seu serviço de vídeos. O app está passando por um teste beta inicialmente na Índia, país que inspirou o Google a criá-lo.
O YouTube Go foi desenhado para funcionar primeiramente offline. Ao abri-lo, o usuário encontra uma série de vídeos do seu interesse, com base no seu perfil de uso. Antes de baixar ou fazer o streaming de um vídeo, o usuário pode ver uma prévia dele, para decidir se vale a pena. Além disso, pode escolher a resolução do vídeo, sabendo de antemão quanto gastará em dados.
Análise
A criação de versões de apps otimizadas para redes de baixa velocidade é uma tendência entre os grandes players do mundo móvel, que não querem ficar de fora dos mercados emergentes, onde a qualidade da banda larga móvel ainda é ruim. O Facebook e o Twitter já fizeram o mesmo, lançando versões "lite". Vale lembrar que a Nokia criara para a sua extinta linha Asha um navegador que comprimia os dados dos sites, para economizar dados. E a Opera tem um navegador móvel com a mesma proposta, que reduz em até 90% o tráfego.