O chatbot do UOL Esporte no Facebook Messenger conquistou em pouco mais de um mês uma audiência de 60 mil pessoas, que recebem diariamente até duas notícias do seu time preferido. A maior base é a do Flamengo, com 10 mil seguidores, revelou o diretor de conteúdo do UOL, Rodrigo Flores, que participou esta semana do Bots Experience Day, evento organizado por Mobile Time em São Paulo.
Antes de criar seu robô para o Messenger, o UOL Esporte experimentou o envio de notícias pelo WhatsApp. Chegou a ter 400 mil pessoas cadastradas, mas o serviço foi cortado pelo WhatsApp porque feria os termos de uso à época – vale lembrar que os termos mudaram este ano para permitir o envio de mensagens comerciais.
O CTR (click thorugh rate) do WhatsApp do serviço era maior do que o registrado atualmente com o chatbot do Messenger, contou Flores. "Acho que é porque o WhatsApp está sempre à mão, seu uso é mais corriqueiro. E é mais fácil para encaminhar mensagens. Os grupos de WhatsApp serviam para distribuir as notícias entre os amigos", comparou.
A opção do UOL pelo conteúdo esportivo para o seu primeiro chatbot no Messenger se explica pela facilidade de segmentação, já que os leitores se interessam somente pelas notícias do seu time favorito. Um próximo passo será permitir a busca por dados como a classificação do time na tabela e a sua próxima partida. O UOL também planeja lançar chatbots com conteúdo de horóscopo e com notícias regionais, temas que também são de fácil segmentação.