A GoDaddy lançou sua nova plataforma de criação de sites para comércio eletrônico nesta quarta-feira, 2. Essa funcionalidade tem como alvo os donos de micro e pequenas empresas que desejam criar suas lojas virtuais na web. Ela ainda se destaca por estar integrada à plataforma de pagamentos do Mercado Livre, a Mercado Pago.
Diferentemente de sua versão anterior, a ferramenta foi desenvolvida para ser mobile-first via site responsivo. Com isso, os empreendedores podem criar páginas na Internet direto de seus dispositivos móveis. E os consumidores podem acessar o conteúdo de seus tablets e smartphones. Na compra, os clientes poderão optar por até oito opções de pagamento (como cartão de débito, cartão de crédito, boleto e PayPal) e parcelamento em até 12 vezes.
“A plataforma de Criação de Sites foi concebida para ser mobile-first. É uma demanda que a gente tinha: os pequenos empreendedores pediam isso”, explicou Cristiano Mendes, diretor de produtos da GoDaddy para América Latina. “Entendemos que é uma realidade em países onde os usuários têm só o smartphone para acessar à Internet. Ou onde acessam à rede mais pelo celular do que pelo desktop, como acontece no Brasil”.
O Mercado Pago revelou que 68% dos seus usuários na América Latina acessam via mobile e 22% de suas transações são feitas em dispositivos móveis. E os dados globais da GoDaddy mostram que 20% dos sites foram criados, editados ou publicado em tablets e smartphones e 60% dos clientes compram desses sites mobile.
Como funciona
Após criar usuário e senha, o empresário preenche um campo com o tipo de negócio que possui (são mais de 1,5 mil bases de negócio) e o nome da loja. Em seguida, escolhe a cor do site e a plataforma mostra um layout sugerido. Os textos são pré-carregados para facilitar a produção do site. O usuário consegue alterar o desenho e adicionar imagens e textos diretamente do celular, além de adicionar outras áreas na página, como blog e contatos.
Por fim, o empreendedor acrescenta os produtos à loja virtual com nome, preço (com ou sem desconto), frete grátis, SKU, categoria, foto, descrição e gerenciar o estoque da loja, além de logar na conta do Mercado Pago para transacionar os pagamentos. Na hora de publicar o site, a pessoa pode escolher um domínio próprio ou temporário. As compras ainda podem ser gerenciadas pela plataforma.
Para o consumidor, a navegação é normal – tanto no mobile como no desktop.
O modelo da GoDaddy é de cobrança como serviço, por meio de mensalidade ou anuidade. Para usar a plataforma de criação do site, o empreendedor deve pagar R$ 99,90 por mês no contrato mensal ou R$ 79,90 mês para o contrato anual. Há um período de degustação de 30 dias e o empresário não precisa usar o cartão de crédito. Importante frisar que a compra do domínio (nome do site) é feita separadamente.
Expansão
Lançada inicialmente no Brasil e México, a plataforma deve se expandir para Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela nos próximos dois meses. Mendes também revelou que afirmou que existe a intenção de integrar a loja virtual da GoDaddy com o Mercado Livre.