A Tencent finalizou o segundo trimestre de 2017 com receita de 56,6 bilhões de yuans (R$ 27,6 bilhões na corretagem que finalizou o período, 30 de junho), um aumento de 59% na comparação com os 49,5 bilhões de yuans obtidos um ano antes. No Ebitda, a companhia registrou 22,4 bilhões de yuans, um aumento de 12,2% quando comparado aos 19,9 bilhões de yuans do segundo trimestre de 2016. O lucro operacional da Tencent foi de 22,5 bilhões de yuans, incremento de 57% ante 14,3 bilhões de yuans. Já o lucro líquido para o período foi de 18,2 bilhões de yuans, um ano antes era 10,8 bilhões, aumento de 68%.
De acordo com o relatório financeiro divulgado nesta quarta-feira, 16, o crescimento da empresa chinesa deu-se principalmente pelo aumento de receita com jogos mobile, jogos de PC, meios de pagamentos, serviços de valor agregado (SVA), publicidade online, assinatura de conteúdo digital e vendas em geral.
Destaques
Os principais destaques do relatório por unidade de negócio são: o aumento de 19% dos usuários ativos por mês no WeChat (MAUs), alcançando 963 milhões de internautas em comparação a 805 milhões no segundo tri de 2016; aumento de 12,4% com a receita de SVA, passando de 105,1 para 118,1 bilhões de yuans; o crescimento de 54% no faturamento com games mobile, com receita de 14,8 bilhões de yuans; o incremento de 55% nas receitas de publicidade online, puxadas por mobile ad; e o crescimento de 177% em outros negócios, como meios de pagamentos e serviço na nuvem.
Ainda assim, o lado negativo do relatório são as reduções de MAUs e dispositivos móveis nos aplicativos de mensageria e rede social QQ e QZone. Respectivamente, o QQ teve queda de 5,4% em usuários ativos por mês de 899 para 850 milhões em um ano, já os dispositivos móveis conectados caíram de 688,9 para 662,3 milhões, um recuo de 3,9%. O QZone sofreu uma perda de 7% de MAUs, com a alteração de 651,5 milhões para 605,8 milhões de usuários, e em dispositivos a queda foi menos acentuada: 3,5%, passando de 606,9 para 585,7 milhões de devices.