O mercado mundial de smartphones registrou 366,2 milhões de unidades enviadas no 2º trimestre, um aumento de 6,7% em comparação aos 343,3 milhões do mesmo período no ano anterior, informa reporte da Gartner. A divisão entre os dois principais sistemas operacionais foi a seguinte: 87,7% para o Google Android e 12,1% para o iOS da Apple.
A Samsung manteve sua liderança e enviou 82,5 milhões de unidades, o que repersenta 22,5% de share. Na segunda posição aparece a Apple, com 44,312 milhões de handsets enviados e 12,1% de market share. As OEMs chinesas Huawei, Oppo e Vivo fecham o ranking como as cinco maiores fabricantes de smartphones no segundo trimestre de 2017. Se as três empresas somavam 18,1% de fatia do mercado no mesmo período de 2016, com 62,9 milhões de smartphones enviados ao mercado, agora elas representam 23,5% do segmento com 86,2 milhões de dispositivos móveis, um incremento de 37% no envio de handsets.
Confira a tabela de envios de smartphones por fabricantes:
Fabricante |
2T17 | 2T17 Market Share (%) |
2T16 | 2T16 Market Share (%) |
Samsung | 82.535 | 22,5 | 76.743 | 22,4 |
Apple | 44.314 | 12,1 | 44.395 | 12,9 |
Huawei | 35.964 | 9,8 | 30.670 | 8,9 |
Oppo | 26.092 | 7,1 | 18.112 | 5,3 |
Vivo | 24.324 | 6,6 | 14.240 | 4,1 |
Outros
Total | 153.003
366.234 | 41,8
100 | 159.190
343.352 | 46,4
100 |
Expectativas
O diretor de pesquisa da Gartner, Anshul Gupta, frisou no relatório que há uma mudança no segmento, com uma demanda crescente para smartphones da gama média – com preços entre US$ 150 e US$ 200 – com conexão 4G, mais espaço de armazenamento e melhor processamento, ante os modelos de entrada.
Por outro lado, Gupta explicou que o setor pode sofrer com a falta de componentes para fabricação dos smartphones, como telas e memórias, em especial para smartphones da gama mais alta de preço (premium) no segundo semestre de 2017. O executivo cita como exemplo problemas de falta de memória para a manufatura do Huawei P10 e marcas tradicionais como HTC, Sony e LG sofrendo diante da estratégia agressiva das empresas chinesas e do domínio de Samsung e Apple no segmento premium.
A Gartner ainda aponta que embora a Samsung venha a sofrer concorrência pesada com a nova trinca chinesa (Huawei, Vivo e Oppo), a companhia sul-coreana deve crescer na metade final de 2017.
Para a Apple, a previsão é de que a fabricante consiga aumentar suas vendas com preços mais atrativos para unidades mais antigas do iPhone em mercados emergentes. Também vai contribuir positivamente a chegada de funções de realidade aumentada, aprendizado de máquina, assim como melhorias previstas para a Siri e para a App Store.