A Opel Europa usou recentemente um chatbot para o lançamento do seu mais novo carro, o Opel Cabrio. Criado pela consultoria E.Life e pela agência Y&R de Madri, o bot para Facebook Messenger foi escolhido como alternativa para atrair clientes para as concessionárias do grupo, de modo que fizessem o test-drive e comprassem o carro.
Com um orçamento estimado em 2,5 mil euros para fazer o robô de conversação, o chatbot trouxe às lojas 66 pessoas para fazer o teste com o Cabrio em apenas três semanas de campanha. Assim, cada lead (pessoa) custou 200 euros,.
“A agência Y&R de Madrid, com quem trabalhamos para todas as suas contas no campo digital e monitoramento queria algo novo para a campanha de lançamento da Opel Cabrio. Com a crescente moda dos chatbots, eles achavam que seria uma boa ideia obter leads altamente qualificados”, disse Jorge Herrero Vicario, gerente de contas da E.Life Espanha, em entrevista por e-mail ao Mobile Time.
Como funciona
Para falar com o chatbot do Opel Cabrio, o internauta entrava em conversa com ele via Facebook Messenger ou página do automóvel no Facebook. Mas ao contrário da maioria dos bots, que engajam com o usuário deixando espaço para a pessoa perguntar, era o robô Cabrio que fazia perguntas para o consumidor. Nas respostas, o usuário deve convencer o bot que é o melhor motorista para fazer o test-drive.
Vicario ressalta que o bot era focado em branding, engajamento e geração de leads: “Não era o bot típico do serviço ao cliente, comércio eletrônico ou venda de serviços”. No entanto, a consultoria obteve resultados que podem ser utilizados para outras campanhas, como o fato que 58% dos usuários que conversaram o bot eram homens.