3,4% da população mundial sofre de alguma doença cuja medicação precisa ser mantida em ambiente refrigerado, como diabetes, artrite, esclerose múltipla, doença de Crohn, dentre outras. Para facilitar o dia a dia desse público, uma start-up europeia chamada Lifeina está desenvolvendo uma minigeladeira portátil para transporte de remédios, batizada como LifeinaBox.
"Essas pessoas acabam sendo prisioneiras da sua doença. Com LifeinaBox a gente oferece não apenas uma minigeladeira, mas liberdade”, comenta em um vídeo sobre a iniciativa Uwe Diegel, fundador da start-up.
A Lifeinabox mantém os remédios a uma temperatura entre 2 e 8 graus Celsius. Basta uma carga de 10 minutos na tomada para atingir essa temperatura. A minigeladeira é acompanhada de uma bateria com duração de até 12 horas – a empresa informa que está trabalhando para aperfeiçoá-la, estendendo para até 24 horas de duração. A solução inclui um app para Android e iOS no qual o usuário acompanha a temperatura dos remédios e configura lembretes para tomá-los.
O produto ainda não está disponível para venda, mas está levantando fundos através da plataforma de crowdfunding Indiegogo. A meta é arrecadar US$ 50 mil para bancar a produção do primeiro lote, cuja distribuição para os colaboradores está prevista para junho de 2018.