O Facebook (Android, iOS) apresentou novidades para o seu Centro de Resposta a Crise, ferramenta utilizada para informar os usuários da rede social sobre situações de emergência, como ataques terroristas e fenômenos climáticos. Na mudança, o espaço terá novidades como uma página com notícias, fotos e vídeos sobre cada problema de grande magnitude, e uma comunidade para pessoas poderem se organizar de forma a ajudar com comida, abrigo e transporte.
Funcionando de um modo mais simples, os internautas poderão acessar o serviço por meio de um botão no menu do app ou na página oficial do Facebook via browser. Além disso, na mudança, o Facebook incluiu no alto da tela do Centro de Resposta o Safety Check – funcionalidade para alertar que um usuário está protegido durante uma crise, assim seus familiares não precisam procurar as autoridades.
De acordo com a empresa, as novidades no Centro de Resposta a Crise devem chegar ao Facebook nas próximas semanas.
Histórico
A primeira vez que a ferramenta foi utilizada foi com o Safety Check durante o terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter no Nepal, em abril de 2015. A função foi inspirada no uso da rede social pelos habitantes da região de Tohoku em 2011. Os japoneses usaram o Facebook para se comunicar e ajudar uns aos outros durante o terremoto de 9,1 pontos na escala Richter que causou tsunami e o acidente nuclear em Fukushima. Os ataques coordenados por membros do Estado Islâmico em novembro de 2015 em Paris, França, foi o primeiro caso de uso da solução para ataques violentos. No Brasil, o Safety Check foi utilizado pela primeira vez durante as enchentes que na região metropolitana do Recife, Pernambuco, em maio deste ano.