25941

A busca por cervejas artesanais ao gosto do cliente torna-se uma arte nos dias de hoje. É comum ouvir consumidores pedindo bebidas mais “maltadas”, “lupuladas”, “cítricas”, “amargas” e mesmo aquelas “torradas”, puxadas para um gosto mais próximo do café. Esse tipo de requisição é feita por usuário que tem um gosto peculiar e experiência neste universo. Para aqueles que estão começando a entender sobre os diversos gêneros de cerveja e querem encontrar algo mais palatável ao seu cotidiano o Beer Hack Lab (Android, iOS) é uma boa solução.

Conforme matéria publicada no Mobile Time recentemente, o aplicativo permite que os usuários alterem oito rótulos da Cervejaria Pratinha. Ou seja, qualquer pessoa pode abrir o app e brincar de mestre cervejeiro, ao ajustar a bebida ao seu próprio gosto. Após um período de coleta de dados, a fabricante analisa os dados de amargor (IBU), cor (SRM) e ABV (álcool) fornecidos pelos usuários e monta a receita com a média dessas informações. Após engarrafar as bebidas, os usuários recebem uma notificação push avisando que podem comprar as bebidas no e-commerce da Pratinha.

Nos primeiros testes com o app, eu fiz três hacks de cerveja: uma stout, uma vienna lager e uma witbier. Com isso, ganhei um prêmio de “beginner”, uma espécie medalha de iniciante neste universo. Ou seja, à medida que a pessoa vai mudando mais rótulos, ganha premiações. Um modelo de gamificação e interação bem interessante e parecido com outros apps de relacionamento para apreciadores de cerveja, como a rede social Untappd.

No entanto, algumas ressalvas devem ser feitas ao Beer Hack Lab. Não há como compartilhar sua receita com amigos, não existe opção de compra no app (apenas no site da empresa), não existe mapa com a lista de fornecedores locais (e mesmo no app oficial da Pratinha, apenas existem distribuidores em Ribeirão Preto, terra natal da fabricante).

Embora a experiência da Pratinha seja bem interativa e tem como foco a customização, esperava ter a chance de fazer outras alterações. Como, por exemplo, criar meu próprio rótulo, dar nome a uma cerveja, escolher o tipo de cerveja e colocar as receitas criadas em uma votação aberta.