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A plataforma de aprendizado de idiomas Duolingo (Android, iOS) tem mais de 200 milhões de usuários no mundo. 90% deles acessam por dispositivos móveis e 10%, pela web. Quatro anos atrás, a companhia possuía 3 milhões de usuários. O salto aconteceu graças à realização de testes com os consumidores.

De acordo com Gina Gotthilf, VP de marketing da empresa, a utilização de testes A/B (exame controlado para ver a aceitação do público) ajudaram no desenvolvimento do negócio. Em uma das provas feitas com 20 mil usuários, a Duolingo adicionou um mascote na tela dos usuários, para interagir com eles. Como resultado, a retenção de consumidores do app em sua plataforma aumentou 7,2% nos primeiros 14 dias (D14); 5,8% em sete dias (D7) de retenção, 2,8% de aulas feitas e 1,8% de usuários ativos diariamente após ser expandido em toda a plataforma.

Gotthilf explicou ao Mobile Time que 50% dos testes falham. Por isso fazem múltiplos simultaneamente. A Duolingo está operando 20 neste exato momento. Em sua maioria, a companhia realiza esses testes em plataforma Android, que concentra 70% da sua base.

Gamificação e monetização

Outra ferramenta que contribuiu para o crescimento do Duolingo é a gamificação. A introdução de premiação com medalhas – em formato similar ao Foursquare – aumentou em 116% o compartilhamento do app pelos usuários com seus amigos; 13% as compras in app; 4,6% as aulas feitas; 2,4% a retenção em sete dias; e 2,3% os usuários ativos diários (DAUs). E a retenção de um dia passou de 15% para 50% após as mudanças em gamificação e relacionamento com o usuário. “Temos que fazer com que a pessoa volte a estudar”, diz a VP da empresa de idiomas. ”Por isso, nós usamos a gamificação. É um processo que fomos construindo nos últimos quatro anos que nos ajudou a crescer”.

Com a proposta de levar o ensino de idioma ao máximo de pessoas no planeta, o app é gratuito. Hoje, a principal fonte de renda do Duolingo é a publicidade dentro da plataforma, seguida por vendas de produtos in-app e por uma aplicação para PC de testes de proficiência em inglês, o Duolingo English Test, que serve de alternativa ao exame Toefl – por um quarto do preço. No futuro, Gina Gotthilf acredita que o app de provas – atualmente aceito em mais de 80 universidades dos EUA – e as compras in-app devem ultrapassar o faturamento com publicidade interna.

 

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