Em setembro, a Apple redesenhou a sua loja de aplicativos e incluiu no novo layout o destaque de um “app do dia” e de um “jogo do dia”, ambos escolhidos pela equipe editorial da companhia. Mas quais os efeitos disso para os títulos escolhidos? A consultoria Apptopia monitorou o impacto sobre os títulos recomendados pela App Store dos EUA ao longo de 30 dias e chegou à seguinte conclusão: em média, o app do dia registra um aumento de 1.747% em seu volume de downloads no dia em que é indicado, em comparação com o dia anterior. No caso de jogos o aumento é menor, mas ainda bastante significativo: 792%, em média.
Outra descoberta interessante é que o aumento de downloads é muito maior em dias da semana do que nos finais de semana. Os apps recomendados de segunda à sexta registraram crescimento médio de 2.172% em downloads, contra 580% daqueles que figuraram em destaque nos fins de semana. Além disso, como era de se esperar, há uma diferença gritante entre apps pagos e gratuitos. Os títulos gratuitos indicados como app do dia tiveram um aumento médio de 2.033% em downloads contra 321% daqueles pagos.
Quando comparados os jogos, a diferença foi menor, embora os dias da semana e os títulos gratuitos também prevaleçam. Em dias da semana, o aumento médio dos games foi de 860% ante 622% nos sábados e domingos. E os jogos gratuitos tiveram crescimento médio de 963% contra 430% dos pagos.
A Apptopia ressalta que o impacto é muito menor quando se trata de apps famosos. Foi o caso do Starbucks: o fato de ter sido recomendado como app do dia gerou um resultado pouco expressivo de aumento de downloads. Os apps recomendados que figuravam no ranking dos 20 mais baixados de suas categorias registraram um crescimento médio de apenas 44%. Em média, os apps recomendados registraram um salto de 137 posições em suas categorias na App Store depois de receberem o destaque. 19 deles aliás nem sequer estavam listados até então.
Durante o período monitorado pela Apptopia, dos 30 apps recomendados pela App Store norte-americana, cinco eram pagos. Dos 30 games, 11 eram pagos.