Três segmentos de serviços online to offline (O2O) no Brasil têm líderes claros: iFood, em delivery de comida; Ingresso.com, em venda de ingressos para eventos; e Uber, em corridas de táxis e/ou carros particulares. É o que informa a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil, que entrevistou 1.426 internautas brasileiros que possuem smartphone ao longo do mês de setembro.
58% dos internautas brasileiros com smartphone já solicitaram uma corrida de táxi ou carro particular através de um app ou site móvel. Um ano atrás, essa proporção era de 37%. Entre os usuários desse tipo de serviço, 86% apontam o Uber como seu app favorito nesse segmento. A empresa norte-americana deu um salto em 12 meses: na edição de um ano atrás era citada como a preferida de 66% dos usuários. O 99 segue em uma distante segunda posição, como o favorito de 6% do público – mas já esteve com 19%, um ano atrás. Merece destaque a gradual ascensão do Cabify. Um ano atrás ele não aparecia no ranking. Seis meses atrás, figurou pela primeira vez, citado por 1,8% do público, e agora subiu para 3,5%. O Easy continua perdendo espaço e apenas1,7% diz tê-lo como favorito.
Delivery de comida
Em um ano, subiu de 38% para 47% a proporção de internautas brasileiros com smartphone que já pediram uma refeição através de app ou site móvel. Este segmento é mais fragmentado que aquele de apps de táxi/carros particulares. 26% dos usuários desse tipo de serviço declaram como app preferido títulos variados, todos com menos de 1% do total de menções e que acabaram agrupados como “outros" no ranking da pesquisa. São, em sua maioria, apps próprios das cadeias de restaurantes, como Bob's, Habib's e China in Box, por exemplo.
A liderança absoluta, porém, continua nas mãos do iFood, um marketplace de delivery de comida, que é o preferido de 61% dos usuários. Muitas das redes que têm app próprio também estão presentes no iFood. Seu domínio foi consolidado ao longo dos últimos dois anos, graças à intensa campanha em mídia de massa. Em setembro de 2015, o iFood era o favorito de 49% dos usuários.
Nos últimos meses chegou um player novo chamando a atenção: o UberEats. O serviço de delivery de comida do Uber entrou em operação no Brasil no meio do ano e já é o preferido de 3% dos brasileiros que pedem comida pelo smartphone. Considerando que ele está em atividade em poucas cidades e com um número relativamente pequeno de restaurantes, é razoável supor que tem bastante potencial de crescimento.
Ingressos
Tal como no segmento de delivery de comida, a venda de ingressos pelo smartphone é dominada por um aplicativo de marketplace, neste caso, o Ingresso.com. Ele lidera com folga há dois anos, desde que o mercado começou a ser acompanhado por esta pesquisa. No momento, é o preferido de 45% do público. Recentemente, passou por uma importante atualização, reformulando completamente o seu layout. O impacto talvez possa ser sentido na próxima edição da pesquisa.
Em segundo lugar aparece o aplicativo da rede de cinemas Cinemark. Considerando que ele vende apenas ingressos para cinema e somente de uma rede específica, ser o preferido de 9% dos usuários é um resultado expressivo. Vale destacar que o app do Cinemark é desenvolvido pela mesma empresa responsável pela Ingresso,com, a Fandango.
Os rankings completos e vários outros dados sobre comércio móvel no Brasil estão disponíveis no relatório da pesquisa, que pode ser baixado de graça no site do Panorama Mobile Tim/Opinion Box. A pesquisa tem validade estatística, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.